“Nossas escolas estaduais serão todas de tempo integral neste mandato”, destacou o governador Rafael Fonteles, neste sábado, 05, em reuniões com lideranças de Alto Longá e São Pedro do Piauí, recebidas no Palácio de Karnak. O secretário de Governo, Marcelo Nolleto, e superintendentes da Segov fizeram a recepção aos dois grupos.
Segurança, Educação e Saúde são as prioridades elencadas pelo Governo. As principais ações em cada uma dessas áreas foram apresentadas pelo governador, que depois ouviu dos líderes municipais as necessidades prioritárias de cada um dos municípios. “É essa sinergia grande que vai gerar resultados efetivos em cada dos nossos municípios. Com olhar voltado para o desenvolvimento, discutimos os problemas e soluções específicos para cada um. O Governo tem que ser um apoiador no que se refere a desenvolvimento econômico e infraestrutura”, observou o governador.
Tornar a educação piauiense a melhor do Brasil é a meta do governador Rafael. “Na verdade essa deva ser a grande obra do Governo Rafael. Se conseguirmos implementar, será algo que trará grandes resultados para todo o Piauí”, declarou confiante, reforçando que, até 2026, todas as escolas de ensino médio do Piauí serão em tempo integral e isso vai revolucionar a educação estadual, que já tem avançado graças ao maior tempo que o aluno passa na escola.
“O desempenho das 96 escolas de tempo integral do Piauí é superior ao da média das escolas do Paraná, estado que ficou em primeiro lugar do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2022. Sendo assim, se todas as escolas do Piauí passarem a ser em tempo integral, podemos até ser o primeiro lugar do Brasil”, disse Rafael Fonteles.
Na saúde, Rafael aponta como grande problema o subfinanciamento. Além disso, o Piauí é o estado brasileiro que mais possui unidades de saúde sob a gestão estadual (36 hospitais). “Somente o município de Teresina recebe o dobro do que o Estado recebe do SUS. Por isso, resolvemos apostar na tecnologia. A telessaúde vai levar a consulta especializada para todos os municípios piauienses”, observou o governador.
O objetivo é zerar as filas de espera por atendimento e melhorar a saúde da população. “Em Piripiri deu certo e queremos ter o mesmo resultado em todo o Piauí. A proposta é ter 10 especialidades em cada Unidade Básica de Saúde (UBS), por meio de parceria com as prefeituras”, informou o chefe do Executivo Estadual.
Na área de segurança, Rafael Fonteles frisou que em junho o Governo realizou a maior nomeação de policiais militares da história do Piauí – 1.100 novos PMs – e que esse efetivo irá repercutir na segurança pública em todos os municípios, incluindo Alto Longá e São Pedro.
A primeira reunião do governador foi com vereadores, suplentes de vereadores e lideranças de Alto Longá: vereadores Cícero Branco, Rúbia Rodrigues e Dudu; os suplentes Expedito Motopeças, Djalmo Cardoso e Jeovane Sampaio; e os líderes Belauto Bigode, Virgílio Rocha, Yasmim, Filho Goiabeira, Vagner da Emplacadora, Patrícia e Maria Domingas.
Em seguida, Rafael recebeu a comitiva de São Pedro do Piauí. Estiveram presentes os vereadores Mariano Tubarel, Napoleão Cortez, Gonçalo Palcos ;suplentes Paulo Nawan, Meumaria, Francisca Rodriguez, Goió Viana; e as lideranças políticas Nádia Alencar, Rosélia do Goió, Adoaldo, Paulo da Nádia, Bartolomeu e Ricardo de Souza.
Mais fotos:
Lideranças de Alto Longá
Lideranças de São Pedro do Piauí