A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), em parceria com o Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público do Estado do Piauí (CIASPI), realizou, nesta segunda-feira (25), na Escola Fazendária, uma manhã de cuidados preventivos em relação à saúde dos servidores e prestadores de serviços. A atividade marcou o encerramento da campanha de valorização da vida e prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo.
Segundo a Gerente de Desenvolvimento de Pessoas da Sefaz, Domiciana Camargo, esse tipo de evento é uma oportunidade de aprender mais sobre saúde mental, cuidados pessoais e ainda é uma oportunidade de integrar mais os servidores. “É importante para o servidor ter esse alerta para se conscientizar da importância de cuidar da saúde e se, porventura, der alguma alteração na avaliação, ele já pode logo procurar um profissional da saúde para se cuidar melhor”, enfatiza Domiciana.
O agente de Tributos da Fazenda Estadual, Miguel Pereira Batista, que tem 70 anos de idade e há 40 anos atua no serviço público, fez questão de participar dessa manhã de cuidados especiais e elogiou a iniciativa, voltada para chamar a atenção quanto à importância da saúde física e mental do servidor. “Para mim, é muito importante porque a gente se sente mais seguro. A minha avaliação deu legal, graças a Deus tá tudo ok. De qualquer maneira, eu me sinto feliz por isso, até porque saúde em primeiro lugar. Assim, eu me sinto bem”, afirma Miguel.
Os servidores e colaboradores da Sefaz tiveram hoje a oportunidade de fazer avaliação nutricional, aferir a pressão arterial, fazer teste de glicemia capilar e o exame auditivo (meatoscospia), além de receberem orientações para manter cuidados com a saúde física e mental.
Para Talita Mendes, que trabalha na Gerência de Gestão de Pessoas (GEPES) da Sefaz, trazer esses serviços é uma iniciativa muito boa para que os servidores tenham noções básicas de como está a saúde física e mental. “E serve de alerta para identificar se temos algum problema de saúde, e, assim, procurarmos um atendimento especializado. Muita gente não sabe, por exemplo, que está com a glicemia alta e com esse tipo de atendimento fica sabendo”, alerta Talita.
Segundo a Gerente de Gestão de Cuidados e Atenção ao Servidor Público Estadual, Eridan Rosa, além de servir de alerta para que os servidores tenham mais cuidado com a saúde física e mental, ações desse tipo sensibilizam também para os servidores procurarem ajuda, quando necessário.
“Nessas ações, conseguimos sensibilizar esses servidores a ter um olhar mais sensível para com a saúde deles. E o CIASPI visa desenvolver essas ações voltadas para promoção da saúde e qualidade de vida dos servidores. Esse evento específico que realizamos hoje, voltado para conscientizar sobre a campanha Setembro Amarelo, alerta para que os servidores recebam não apenas orientações mas também adotem cuidados paliativos, de suma importância para a prevenção da saúde”, afirma Eridan.
Ela acrescenta que o CIASPI é vinculado à Secretaria Estadual de Administração e Previdência (SEADPREV) e conta com uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais das áreas de enfermagem, fonoaudiologia, nutrição, educação física e psicologia.
E o centro de saúde ainda disponibiliza um plantão psicológico, onde o servidor pode ser atendido por meio do telefone (86) 99404-4164, no horário de 8h às 12h. O setor responsável pela gestão de pessoas nos órgãos estaduais também podem requisitar uma manhã de atendimento psicológico ou mesmo atendimento da equipe multidisciplinar para os servidores.