O governador Rafael Fonteles vai apresentar, durante viagem que fará à Ásia no próximo mês, as potencialidades do Piauí na área de transição energética, especialmente energias limpas, como eólica, solar e hidrogênio verde. Alguns detalhes da viagem foram acertados, na segunda-feira (25), em Brasília, quando Rafael se reuniu com o embaixador da Coreia do Sul no Brasil, Lim Ki-mo.
“Falei [com Lim Ki-mo] sobre nossas obras de infraestrutura em andamento, de transição energética e dos projetos de tecnologia e transformação digital que estamos implantando no governo Vou apresentar projetos do nosso governo para investidores da China, Coreia do Sul e Japão”, afirmou o governador em suas redes sociais.
Rafael Fonteles também participou da assinatura de memorando entre o Consórcio Nordeste e o Banco Mundial com o objetivo de potencializar as medidas para o desenvolvimento do hidrogênio de baixa emissão de carbono e acelerar a transição energética. A assinatura teve a presença do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
O acordo celebrado também busca construir novas cadeias de valor nos estados, transformando o Nordeste no polo da economia verde. “Discutimos a transição energética, ressaltando o grande potencial do Nordeste na produção de energias limpas. Temos a confiança de que o Brasil aproveitará essa oportunidade de liderar a produção do combustível do futuro, tendo o Piauí como um dos grandes protagonistas”, comentou o governador. Ele esteve também com o secretário de Transição Energética, Thiago Barral.