Sete crianças de escolas públicas do Piauí irão terão seus quadros em exposição na cidade de Florença, na Itália, nos dias 12 e 13 de outubro. Na manhã desta segunda-feira (2), os alunos foram recebidos pelo governador Rafael Fonteles, no Palácio de Karnak. As crianças participaram do projeto de curso de artes, promovido pelo Ateliê Luciana Severo, com o apoio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (SIEC), e irão expor seus quadros na Galeria de Arte de Florença, na exposição Belezas do Brasil.
O governador Rafael exaltou a iniciativa de fomento da arte desenvolvida pela galeria e parabenizou os estudantes da rede pública que irão expor suas obras na Europa. “A grande artista e professora Luciana Severo, que tem feito um belo trabalho de fomentar a arte em Teresina. Nesse caso especial, o projeto foi conduzido pela Secretaria de Cultura, envolvendo alunos da escola pública, onde tiveram a oportunidade de participar de uma seleção onde 7 alunos de escolas públicas foram selecionados para expor suas obras lá em Florença, na Itália”, ressaltou Rafael.
Os estudantes de Teresina que participarão da exposição são Athos Gabriel, Maria Rebeca, Georgia Cecília e Francisca Valéria. De Campo Maior, vai o aluno Yure Gabriel e de Esperantina, o estudante João Hélio.
Rafael defendeu ainda uma maior divulgação do edital da exposição em escolas estaduais, pois acredita que novos talentos possam ser beneficiados com esse projeto. “No próximo ano, a Secretaria de Cultura vai ter a missão de divulgar esse edital mais fortemente nas escolas estaduais, porque acredito que há muitos talentos que não souberam dessa oportunidade neste ano”, disse o governador.
A estudante de 15 anos, Pâmela Neiva, diz estar empolgada e feliz com a seleção do seu trabalho. “Certamente estou muito feliz com essa oportunidade de mostrar minha obra de arte, representando o Brasil e Teresina lá na Itália”, comemorou a estudante.
A artista plástica e professora Luciana Severo agradeceu o apoio por parte do Governo do Estado. “É uma alegria imensa para nós, nosso agradecimento sincero à Secretaria de Cultura pelo apoio. Sete crianças de escolas públicas selecionadas para a exposição, duas delas irão embarcar conosco agora nesta sexta (6), para a Itália. Estamos com o coração cheio de felicidade por ter oportunizado que essas crianças de escola pública participassem do projeto e mostrar seus trabalhos lá fora. São crianças extremamente talentosas e esperamos que ano que vem possamos levar um maior número de crianças”, pontuou a artista.
O secretário de Cultura, Carlos Anchieta, parabenizou o projeto e exaltou o SIEC, que viabilizou o projeto e concretizou a possibilidade dessas crianças exporem seus trabalhos nesta exposição. “São 7 crianças piauienses da escola pública, selecionadas por intermédio do SIEC, para expor seus trabalhos lá em Florença. O SIEC é nosso recurso mais democrático, que mais uma vez chega na ponta para quem mais merece. O projeto tem uma grandiosidade, por ser cultural e social, prontamente foi aprovado pelos conselheiros”, finalizou Anchieta.