O município piauiense de Capitão Gervásio Oliveira, localizado a 519 km ao Sul de Teresina, entrou na mira do governo dos Estados Unidos para a exploração de minerais como o cobalto, lítio e níquel. A agência governamental americana, a Development Finance Corporation (DFC), vai investir dezenas de milhões de dólares na região.
A empresa TechMet está de olho nesses minerais que são considerados essenciais, pois são fundamentais para a produção de carros e dispositivos eletrônicos. O interesse americano é garantir reservas de materiais, evitando o excesso de importação.
O projeto liderado pela empresa, que já foi aprovado pelo governo americano, quer produzir materiais para a fabricação de baterias. A DFC quer apoiar investimentos com práticas tecnológicas eficientes e com responsabilidade ambiental.
O governo de John Biden prioriza a exploração de materiais para a produção de bateria porque 80% das reservas estão concentradas em países considerados autocratas.
Baterias de lítio
As baterias de íons de lítio são utilizadas diariamente por pessoas do mundo inteiro. É essencial em dispositivos como notebooks, smartphones, televisores e componentes eletrônicos.
As baterias também são utilizadas para estratégias de energias limpas, como a solar fotovoltaica, e nos carros elétricos. Considerada uma tecnologia de baixa manutenção, as baterias de lítio são opções para o armazenamento de energia.