PIB do Piauí tem maior crescimento acumulado do Nordeste entre 2002 e 2021

O Produto Interno Bruto (PIB) do Piauí apresentou o maior crescimento acumulado no Nordeste na série histórica (2002 a 2021) e o 4º maior do país (93,5%). O estado também apresentou o segundo maior crescimento percentual (697,5%) no PIB per capita do Brasil. O relatório foi apresentado na manhã desta sexta-feira, 17, pelo secretário do Planejamento, Washington Bonfim, e pelo gerente de Planejamento e Gestão Administrativa da Superintendência Estadual do IBGE no Piauí, José Tavares.

O chefe de Gabinete da Secretaria de Governo, Ivanovick Feitosa, participou do ato, realizado no Tribunal de Contas do Estado do Piauí. Na ocasião, foram apresentados os resultados do (PIB) do Piauí e das Contas Regionais referentes ao ano de 2021. “O PIB é um importante indicador macroeconômico. O relatório apresentado pela SEPLAN e IBGE demonstra bons resultados, bem como comprova o crescimento econômico do Estado em setores relevantes, como o de energias renováveis (eólica e solar)”, declarou.

O Piauí permanece com a predominância do setor serviços, com avanços na participação dos setores da agropecuária e da indústria ocasionado, principalmente, pelo aumento da produção e rendimento médio do cultivo da soja e demais cereais. Destacam-se também a expansão dos empreendimentos de energias renováveis (eólica e solar).

O PIB per capita do estado foi de R$ 19.465,69 em 2021 (variação nominal de 13,3%) e equivale a 46,1% do valor do PIB per capita do país. O secretário do Planejamento comemorou. “Este é um momento importante para o Piauí e as notícias são boas. No próximo mês faremos trabalho semelhante divulgando os PIB’s municipais”, adiantou o gestor.

A avaliação do Valor Adicionado Bruto (VAB), segundo os setores de atividade econômica, apontou as participações dos serviços (72,1%), da indústria (14,3%) e da agropecuária (13,6%) na economia estadual. O cálculo representa a contribuição que cada setor da economia acresce ao valor final da produção (PIB), deduzido o valor dos insumos utilizados por eles no processo produtivo em um dado período de tempo.

Consulte o documento completo AQUI!

Com informações da Seplan-PI

 

Leia Também