“Nasce o Porto” é o nome da exposição montada numa área de 300 metros quadrados na entrada do Porto de Luís Correia e que contará com espaços interativos, cineminha e games mostrando toda a história do porto piauiense.
“A construção desse importante equipamento público envolveu toda uma preocupação socioambiental e cuidado com população ribeirinha, pescadores e toda a população que vive da cultura da pesca e do mar”, destaca o secretário de Governo, Marcelo Nolleto, em visita ao local na terça-feira (12).
Ao percorrer a exposição, os visitantes terão a oportunidade de explorar uma linha do tempo que remonta aos primeiros estudos do terminal, ainda no período imperial. A exposição destaca os marcos históricos, as inovações e os desafios enfrentados ao longo do tempo, oferecendo uma visão abrangente da evolução do Terminal Portuário Porto Piauí.
Na sala de cinema, será exibido um documentário que destaca a importância crucial do Porto Piauí. Através de imagens exclusivas, entrevistas e narrativa, os visitantes terão a oportunidade de compreender plenamente o impacto e a relevância dessa obra para a região e além.
Uma sala interativa oferecerá aos visitantes a chance de mergulhar ainda mais na experiência. Equipada com espaços instagramáveis, a sala permitirá que os participantes capturem e compartilhem os momentos enquanto exploram as diferentes fases do desenvolvimento do terminal.
Ao final da exposição, os visitantes serão levados a um espaço imersivo que oferece experiência sensorial, e uma lojinha com produtos artesanais produzidos pelas famílias de pescadores fruto de oficina realizada pela artista plástica piauiense Kalina Rameiro.
A exposição estará aberta ao público dos dias 13 a 17/12, 21 a 24/12 e 28 a 30/12, de 14h às 17h.