Embaixador do Japão no Brasil visita o Piauí e é recebido no Palácio de Karnak

O governador Rafael Fonteles recebeu, na tarde dessa segunda-feira (29), no Palácio de Karnak, uma comitiva da Embaixada do Japão no Brasil, integrada pelo embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Japão no Brasil, Teiji Hayashi; Satoshi Morita, cônsul principal do Consulado do Japão em Belém; Takeya Eiji, segundo secretário da Embaixada do Japão no Brasil; e Akiko Sasaki, assessora do Consulado do Japão em Belém. A pauta principal do encontro diplomático foi o fortalecimento das relações existentes entre o Piauí e o país asiático. Ao final, houve uma coletiva de imprensa.

Durante a coletiva, Hayashi ressaltou que o Brasil é um parceiro muito importante para o Japão, e o Piauí faz parte deste processo. “Temos importantes parcerias com empresas de fibra óptica, tecnologia e demais áreas. Também temos empresas em operação no agronegócio. Então, nosso desafio é expandir os laços econômicos”, considera.

Além disso, o governador Rafael Fonteles explica que existe uma parceria educacional há pelo menos duas décadas entre Japão e Piauí. “O governo japonês financia, com bolsas, para que brasileiros estudem no Japão. Proporcionalmente, o Piauí foi o Estado que mais enviou estudantes para fazer graduação ou pós-graduação no Japão. Em 20 anos, foram 150 estudantes. É uma relação antiga que será aprofundada. Recebemos apoio para enviar mais estudantes”, revela.

O encontro diplomático acontece dois meses após missão de Rafael Fonteles no Japão. O governador lembrou que, durante a viagem, em novembro do ano passado, o Piauí celebrou três memorandos de entendimento nas áreas de energia eólica no mar, grãos e energias renováveis, com foco em hidrogênio verde.

O senador Marcelo Castro também participou da reunião e disse que há uma expectativa para que o Japão seja um dos países importadores do Hidrogênio Verde. A energia está tendo investimentos no Piauí para substituir as matrizes oriundas do carbono, que são poluentes. “O Japão provavelmente vai ser um grande importador de hidrogênio verde que, todos estamos apostando, ai ser a energia do futuro, que vai substituir o petróleo com uma energia não poluente com alto teor energético”, disse

Seiji Nakayama, coordenador do Centro Piauiense da Cultura Japonesa, sediado no Centro de Formação de Professores do Piauí, também acompanhou a comitiva. No Centro, foi realizada uma cerimônia de outorga de Honra ao Mérito com homenagem a personalidades que contribuem com as missões diplomáticas no exterior e com o entendimento mútuo e de amizade entre Japão e o Brasil.

A agenda do embaixador no Piauí inclui também uma reunião com o prefeito da capital, Dr Pessoa, e visita às universidades Estadual do Piauí (Uespi) e Federal do Piauí (UFPI).

Veja fotos: