Na leitura da Mensagem Anual ao Legislativo, o governador Rafael Fonteles (PT) comparou o Brasil a um continente, pela sua extensão territorial e grandeza enquanto nação. E defendeu que o Piauí se comporte como um país, atuando na atração de novos investimentos no exterior.”Não temos medo do futuro”.
“É só o começo. Seguiremos em busca de mais, do que será o melhor para nosso Estado e para nossa gente. Sem medo do futuro e trabalhando para que ele aconteça para todos nós. Sem deixar ninguém para trás”, prometeu Rafael Fonteles, ao falar na tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta segunda-feira (5).
Prioridades
“Cada estado tem que se comportar como um país, por causa do tamanho do continente Brasil. Quem tem que colocar o Piauí na prioridade é o seu povo, através do governador, como fizemos no ano passado em sete viagens internacionais. Ninguém recebe uma menção como a da presidente da Europa , que a União Europeia vai financiar o maior projeto de hidrogênio verde do mundo. Isso vai se tornar realidade lá em Parnaíba por nossa atuação proativa, esses investidores surgiram nos seminários que fizemos para mostrar as grandezas que nosso estado tem”, acrescentou.
Emprego
Rafael Fonteles prometeu acelerar ainda mais a geração de emprego. “Geramos mais de 20 mil empregos de carteira assinada no ano passado; colocamos o nome do Piauí no mapa mundial das evoluções tecnológicas e das transformações fundamentais nas questões energéticas e ambientais; avançamos na educação de tempo integral e na segurança, que já colhe resultados impressionantes; estamos atraindo investimentos e realizando desejos antigos, como o Porto Piauí; e iniciamos o processo que tornará o nosso estado o mais digital do Brasil. Com dedicação, rapidez e excelência, os resultados já estão aparecendo. Quanto mais emprego e renda, mais prosperidade. São 80 mil novos empregos em quatro anos. Essa meta começa a ficar factível. Em 2023, tivemos mais de 23 mil empregos, mais de 7 mil MEI, que é uma métrica de quem está tentando empreender e também fizemos concurso e nomeamos mais 1 mil policiais. Vamos acelerar essa meta com mais de 80 mil, quem sabem se não 100 mil novos empregos. É uma meta que é difícil, porque não tem uma pessoa para cobrar, você tem que articular com as secretarias para gerarem oportunidades”, ensinou.
Saúde
O governador afirmou que o Sistema Único de Saúde (SUS) é o maior programa de transferência de renda do mundo. “O SUS é o melhor sistema de saúde do planeta e provou sua força em vários aspectos, mesmo com as deficiências que tem, como é o caso da vacinação, da Covid, como é o caso da vacinação de forma geral, o SUS realmente é muito bem desenhado, mas carece de duas coisas, mais financiamento e mais integração entre os entes da federação para que funcione. Não podemos mais admitir essa troca de culpas, de que a culpa é do governo federal, a culpa é do governo de estado, a culpa é do município, o SUS só vai para frente com mais qualidade, se houver essa integração”.
Eleições
“É o nosso roteiro e acredito que cada vez mais o povo do Piauí vai desejar que os candidatos devam realmente se preparar para o dia seguinte e tenham um compromisso muito claro com o que vão fazer. É nossa experiência que está sendo bem sucedida e, pelo menos, está tendo o apoio popular”, disse.
Inauguração
A convite do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Franzé Silva (PT), o governador Rafael Fonteles participou da inauguração da reforma do Plenarinho Deputado Prado Júnior, que vai abrigar as sessões deliberativas nos próximos três meses, por conta das mudanças que serão realizadas no Plenário Waldemar Macedo.
A reforma do Plenário inclui a colocação do painel eletrônico e melhoria da iluminação, som e refrigeração.
Entrevista
Após o encerramento da sessão de abertura do Ano Legislativo, o governador Rafael Fonteles participou de uma coletiva no Salão Nobre Deputada Francisca Trindade, ao lado do Plenário da Assembleia Legislativa. Foram vários os assuntos, como o aumento salarial que será concedido aos servidores público do Estado. “Esse mês ainda a gente manda para cá, a gente manda daqui a poucos dias, para a assembleia dar a palavra final”.
Porto
O governador também respondeu sobre o porto de Luis Correia. “Provavelmente o cais pesqueiro… no final de março, início de abril, estaremos inaugurando a primeira vocação, digamos assim, do Porto, que é a cadeia produtiva já existente, que será profissionalizada, agregando valor a essa produção, inclusive, com a indústria de conserva de atum, ao lado desse terminal pesqueiro”.