A missão internacional piauiense já está na Índia. Nesta segunda-feira, 11, foram realizadas reuniões importantes com os grupos empresariais indianos Hinduja Group, UPL e Mahindra & Mahindra. “Uma oportunidade única para estreitar os laços, apresentando potenciais do Piauí e ouvindo representantes de cada uma das empresas, que atuam nos mais diferentes ramos”, declarou o secretário de Governo, Marcelo Nolleto.
O Hinduja Group é um conglomerado indiano presente em 38 países de cinco continentes e atua em 11 setores, incluindo automotivo, petróleo e especialidades químicas, bancário e financeiro, tecnologias de informação, segurança cibernética, saúde, comércio, desenvolvimento de projetos de infraestrutura, mídia e entretenimento, energia e imobiliário. A comitiva piauiense foi recebida pelo presidente do Conselho Administrativo, Prakash P. Hinduja; pelo vice-presidente executivo, P.C. Sood; o presidente da área de Desenvolvimento de Negócios, Raman Gopal; e o chefe do Grupo de Digital Officer, Mukeshi Rathi.
A UPL é fornecedora global de produtos e soluções agrícolas sustentáveis, especializada em pesquisa, manufatura, marketing, vendas e distribuição de agroquímicos, com receita anual superior a US$ 6 bilhões e presença em mais de 130 países, dentre eles o Brasil. A comitiva piauiense foi recebida pelo presidente Global para Assuntos Corporativos da UPL, Sagar Kaushik. “Temos muito interesse em uma parceria com a UPL para fortalecer a nossa agricultura, estimulando o desenvolvimento econômico regional. No caso da produção de fertilizantes, por exemplo, há muitas possibilidades para novos investidores explorarem a amônia verde que será produzida no Piauí”, destacou o governador Rafael Fonteles.
A Mahindra & Mahindra, companhia indiana também do setor agrícola, atua em mais de 100 países, com posição de liderança em veículos utilitários, tecnologia da informação e serviços financeiros. É considerada a maior empresa de tratores agrícolas do mundo. O Brasil é o 4º maior mercado para a Mahindra fora da Índia. No Brasil, a empresa tem sede fabril no município de Dois Irmãos, e montagem dos tratores em Canoas, também do Rio Grande do Sul. A comitiva piauiense foi recebida pelo presidente de Equipamentos Agrícolas do grupo, Hemant Sikka.
RECEPÇÃO – A comitiva piauiense foi recepcionada, no domingo (10), pelo cônsul-geral do Brasil em Mumbai, na Índia, embaixador João de Mendonça Lima Neto, e pela embaixatriz Yoko Mendonça Lima. Também participaram do encontro, executivos indianos dos setores de tecnologia, hotelaria, bancário, de seguros e agronegócio.
“É a primeira visita de um governador à Embaixada do Brasil em Mumbai”, destacou o embaixador João de Mendonça Lima Neto. Mumbai é a cidade mais populosa da Índia e o centro financeiro do país. Nesta missão, a comitiva ainda visitará Singapura, na Ásia, e Austrália, na Oceania, com retorno ao Brasil no dia 21 de março.
Integram a comitiva piauiense o governador Rafael Fonteles, o secretário de Governo, Marcelo Nolleto; o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo; o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Hilo de Almeida; e o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Joaquim Kennedy Barros.
Segue galeria de fotos: