MISSÃO INTERNACIONAL – No terceiro dia de missão internacional, nesta quinta-feira, 14, a Conexão Futuro chegou a Singapura, oficialmente República de Singapura, uma cidade-Estado insular localizada na ponta sul da Península Malaia, no Sudeste Asiático. “É impressionante o nível de organização, urbanização e limpeza das vias pública. Parece uma cidade ideal”, destaca o secretário de Governo, Marcelo Nolleto, em vídeo gravado para as suas redes sociais.
Constituído por 63 ilhas, Singapura apresenta o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos países asiáticos (9.° melhor do mundo em 2014). A cidade é líder mundial em diversas áreas: o terceiro maior PIB per capita por paridade do poder de compra do mundo, o quarto principal centro financeiro do mundo, o segundo maior mercado de cassinos e o terceiro maior centro de refinação de petróleo do mundo. Seu porto é um dos cinco mais movimentados do mundo. O Banco Mundial considera a cidade como o melhor lugar no mundo para se fazer negócios
Instituto Nacional de Educação – A comitiva piauiense iniciou o dia em visita ao Instituto Nacional de Educação. Singapura é o primeiro lugar no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), uma pesquisa internacional que mede o nível do ensino médio em linguagens, leitura, matemática e ciências. “Viemos saber as metodologias utilizada para alcançar esses índices, sobretudo com a preparação constante dos gestores da educação e professores e na qualificação de alunos”, declarou Marcelo Nolleto.
No Instituto Nacional de Educação, ligado à prestigiada Universidade Tecnológica de Nanyang, o governador Rafael Fonteles discutiu uma parceria entre o Governo do Piauí e o instituto, grande responsável pelo 1º lugar do país em desempenho no Pisa.
Public Utilities Board (PUB)– Em seguida, foi a vez de conhecer a Public Utilities Board (PUB), uma agência estatutária ligada ao Ministério da Sustentabilidade e Meio Ambiente de Singapura, que gerencia o abastecimento, a captação e o tratamento da água usada em Singapura. Um exemplo de Parceria Público-Privada. Na oportunidade, os piauienses conheceram as ideias e tecnologias inovadoras desenvolvidas para garantir o abastecimento sustentável de água.
Desde abril de 2020, a PUB também é responsável por proteger a linha costeira de Singapura contra a elevação do nível do mar e pela gestão abrangente de riscos de enchentes no interior e ao longo da costa, como agência nacional de proteção costeira. Além disso, a agência alia o seu trabalho ao turismo na região, transformando a parte superior de suas instalações um exuberante parque ambiental aberto à visitação.
Instituto de Educação Técnica – A comitiva piauiense também conheceu o Instituto de Educação Técnica (ITE), referência em educação profissional e técnica no Ensino Médio. E o Governo do Piauí quer estabelecer parceria com o Instituto para aprimorar o modelo de ensino integral e técnico e formalizar cooperação para a realização de cursos e intercâmbio de estudantes.
A comitiva foi recebida pelo CEO do ITE, Bruce Poh; pelo vice-diretor, Chong Leong Fatt; pelo diretor de Operações, Serviços de Educação, Lim Boon; pelo diretor-adjunto, Chong Choon Leong; e pela diretora-sênior, Jenn Tan. “Ficou muito evidente esse alinhamento com o mercado de trabalho. Eles tem uma conexão muito forte com as empresas e indústrias, para saberem as reais necessidades e, partir daí, criam currículos específicos para atender essas demandas. Aproximadamente 75% dos alunos que encerram o ensino médio costumam optar pelo ensino técnico”, destacou o secretário Marcelo Nolleto.
O Instituto simula vários tipos de ambientes para treinamento dos alunos naquilo que eles vão desenvolver, como panificação, consertos de carros, helicópteros, dentre outros. “Os alunos ficam dois anos estudando como se estivessem realmente nos ambientes de trabalho. Muito interessante e algo que se alia muito com o que estamos fazendo no Piauí, na área de turismo, agricultura e tecnologia”, finalizou.
Veja mais fotos: