MISSÃO INTERNACIONAL – No quarto dia da Conexão Futuro em Singapura, nesta sexta-feira, 15, importantes reuniões e dois acordos de cooperação foram celebrados. A comitiva piauiense iniciou o dia em visita ao Porto de Singapura, considerado o maior do mundo em capacidade de contêineres: capacidade estática de 200 mil unidades de contêineres, podendo acomodar simultaneamente 60 navios em seus 60 berços.
A Autoridade Portuária de Singapura (PSA), responsável por sua administração, é detentora do maior centro de transbordo do mundo, com conectividade que facilita a movimentação de contêineres em todo o mundo durante o ano inteiro. Foi premiado como o melhor terminal de contêineres na Ásia pela Asian Freight, Logistics & Supply Chain Awards (AFLAS), pelo Seatrade Maritime Awards Ásia e pelo Supply Chain Asia Awards. Além disso, foi considerada o Melhor Operador Portuário pelo Lloyd’s List Asia Awards.
A PSA já possui operações de transbordo no Brasil e tem o país como foco para expandir as operações. Diante desse interesse, foi discutida, durante o encontro, a operação de contêineres no Porto Piauí, em Luís Correia. Outra agenda importante aconteceu na sede da Maritime and Port Authority (MPA), a Autoridade Portuária de Singapura, que também tem foco na transformação verde e descarbonização de todos os seus processos.
A comitiva piauiense foi, ainda, recebida pelo ministro da Educação de Singapura, Maliki Osman. “Tivemos uma conversa muito importante em que aprofundamos esse conhecimento das estratégias de Singapura desenvolveu nas últimas décadas para ser essa potência tecnológica, educacional e comercial com interação global”, destacou o governador.
MEMORANDOS – O Governo do Piauí firmou, nesta sexta-feira (15), em Singapura, dois memorandos de entendimentos (MoU), para cooperação nas áreas de planejamento urbano e econômico, infraestrutura, governo digital, logística e operações de exportação e importação via Porto de Luís Correia.
O primeiro acordo envolve a Investe Piauí e a Singapore Cooperation Enterprise (SCE), empresa que colabora com 16 ministérios e mais de 60 órgãos estatutários de Singapura para elaborar e adaptar soluções de acordo com as necessidades de governos estrangeiros, auxiliando na conquista dos objetivos de desenvolvimento.
O segundo acordo, com a Rocktree Logistics, irá beneficiar o Porto de Luís Correia. A empresa é especialista em transshipment, isto é, a operação de transferência de carga de navios menores para navios maiores em alto mar. Esse trabalho possibilita que, mesmo em um porto com um calado menor, as operações aconteçam e sejam mais rápidas. “A ideia é escalar a nossa exportação de soja e ferro, dois dos produtos que mais produzimos e exportamos”, finalizou o governador.
*Com informações da CCOM
Mais fotos: