Sefaz apresenta ao BID resultados dos investimentos de recursos de financiamentos no Piauí

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PI) recebeu, nesta terça-feira (19), a visita da chefe de Operações de Crédito do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Paola Martinez, para conhecer os resultados obtidos com investimentos oriundos dos recursos para modernização da gestão administrativa e fiscal. A reunião aconteceu de forma híbrida, com a participação de outros membros do banco que é a principal fonte de financiamento de programas sociais, econômicos e institucionais na América. No Piauí, o banco atua por meio de vários órgãos e áreas de desenvolvimento.

Na Sefaz-PI, os recursos do BID são investidos por meio do Programa de Apoio à Gestão dos Fiscos do Brasil (PROFISCO), uma linha de crédito para financiamentos de projetos de melhoria da administração das receitas e da gestão fiscal, financeira e patrimonial dos estados brasileiros. A apresentação dos resultados do PROFISCO II foi realizada em quatro áreas: Atendimento, Tesouro, Tecnologia e Receita.

“Encerramos o PROFISCO I, II e vamos começar o III. É uma linha de crédito fantástica que nos oportuniza transformações e avanços nas áreas de fiscalização, sistema de administração financeira e dívida pública. Contamos com o apoio do BID para próximas parcerias e projetos para o Piauí”, disse o secretário da Fazenda, Emílio Júnior.

sefaz2.jpg

A equipe da Receita Estadual apresentou como funciona o Sistema de Auditoria Fiscal com a utilização de Inteligência Artificial (IA), por meio da ferramenta SAFIA. “O sistema nasceu da necessidade de lidar com grande volume de dados gerados pelos documentos fiscais e declarações. Por meio do PROFISCO II contratamos uma ferramenta de Analytics. Foi importante para demonstrar o salto de produtividade e eficiência no combate à sonegação fiscal, ocorrido após a implementação do SAFIA, ferramenta adquirida no âmbito do PROFISCO II, capaz de processar grandes volumes de dados, criar algoritmos de IA e auxiliar o usuário final na tomada de decisão”, explicou o auditor fiscal da Unidade de Fiscalização de Empresas (UNIFIS), Antônio Júnior.

Por meio do PROFISCO, também foi implementado o Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFE-PI), que aperfeiçoou o trabalho desempenhado pelo Tesouro Estadual. “É um sistema que garante o armazenamento de dados importantes para a execução do trabalho dos analistas e a rápida elaboração de relatórios. Uma solução tecnológica integrada de Gestão Orçamentária, Financeira, Contábil e Patrimonial que atende as necessidades e especificidades do Governo do Piauí”, disse o diretor da Unidade de Gestão da Dívida Pública e Encargos Gerais do Estado, Mauro Gomes.

sefaz3.jpg

A chefe de Operações de Crédito, Paola Martinez, elogiou o desempenho das ações apresentadas e que foram realizadas com recursos do BID. “É uma parceria de longo prazo e, com certeza, seguiremos para o PROFISCO III afinados com uma equipe técnica muito dedicada. Os produtos apresentados serão referências para outros estados do Brasil”, pontuou.

Houve ainda a apresentação de resultados das áreas de tecnologia e atendimento. O coordenador de Atendimento (UNICAT) da Sefaz, Wagno Linhares, falou das melhorias implementadas no órgão, como a criação de um chatbot que recebe demandas de maneira virtual (TERESA) dos contribuintes. Além de aquisição de ferramentas que facilitam o dia a dia dos servidores.

Já o representante da Unidade de Tecnologia e Segurança da Informação (UNITEC), Marcos Celestino, fez a demonstração de como funciona o Sistema Integrado de Administração Tributária (SIATWEB), que surgiu da necessidade de unir os sistemas da SEFAZ em uma plataforma totalmente web, visando ainda expandir o uso do certificado digital.