A primeira fase de cadastramento de propostas no Orçamento Participativo (OPA) de 2024-2025 encerra na quarta-feira (27). De acordo com a última atualização, 768 proposições já estão cadastradas para a etapa de análise de viabilidade. Este ano, além de Teresina e Parnaíba, os municípios de Picos, Piripiri e Floriano também foram contemplados com o projeto.
“É um sonho realizado,” diz Cristiana Maria, secretária da Associação dos Moradores do Parque Xixá, no bairro Pedra Mole. “Nossa obra que cadastramos ano passado já está em execução, e viemos realizar nosso novo cadastramento para participar do OPA 2024-2025, em busca sempre de melhorias para a nossa comunidade. Agora com a associação e as propostas cadastradas, é hora de irmos nos articulando para a etapa da votação popular”, acrescentou a representante.
De acordo com o secretário do Planejamento, Washington Bonfim, o número de propostas já cadastradas para o OPA 2024-2025 é bastante positivo e ressalta a confiança e a credibilidade da população no programa. “Estamos nos últimos dias de inscrição. O prazo é até dia 27 de março, mas o saldo já é bem positivo, com mais de 700 propostas cadastradas. Quem ainda não se inscreveu, ainda dá tempo!”, conclamou o gestor.
As inscrições poderão ser realizadas até o dia 27 de março pelo portal OPA. Em caso de dúvidas ou dificuldades de cadastramento, as salas de atendimento estarão abertas, de segunda a sexta-feira, em todos os municípios, com agentes de atuação para tirar dúvidas e auxiliar no cadastro.
Salas de atendimento:
Horários:
OPA Em Ação
Além da fase de cadastramento do OPA 2024-2025, o Governo do Estado continua realizando obras e entregas de serviços aprovados na primeira edição do programa no ano passado. São nove propostas já concluídas, 24 em execução, 48 em licitação e sete com projeto finalizado. Até o fim deste mês, novas propostas terão ordem de serviço assinadas pelo governador Rafael Fonteles.
A primeira obra em Teresina, escolhida pelo OPA 2023-2024, foi entregue em fevereiro: a pavimentação asfáltica da Rua Rosa Tajra Adad, no Residencial Torquato Neto, zona sul. Ao todo, 67 obras foram aprovadas na capital, e outras 21 em Parnaíba. Após a conclusão de todas as obras, o investimento do programa nas duas cidades será de R$ 50 milhões.
“O calçamento era irregular e todos queriam asfalto. O governador está trabalhando com a comunidade e permitindo que ela participe ativamente desse processo, indicando o que deseja para o seu bairro. Isso está na história, nunca vi outro governador entregar obra aqui na Santa Cruz”, conta a representante da Associação dos Moradores do Bairro, Maria Zilda Nunes Lima.