Programa de Aquisição de Alimentos beneficia mais de 32 mil famílias do Piauí no primeiro quadrimestre de 2024

O Governo do Piauí, graças à atuação da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), fortaleceu o recebimento dos alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com 32.824 famílias beneficiadas no primeiro quadrimestre de 2024, além de 149 instituições parceiras. O investimento total para a aquisição dos alimentos foi de R$2.819.337,54.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma iniciativa do Governo Federal para promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Por meio dele, o governo compra a produção de agricultores familiares e doa essa produção para famílias em situação de vulnerabilidade. No Piauí, o programa é executado em parceria com a SAF.

Segundo o superintendente de Comercialização, Agroindustrialização e Inovação da SAF, Evandro Cardoso, os dados apresentados superam a meta prevista para o período.

IMG_3045.jpeg

“O Programa de Aquisição de Alimentos vem em uma crescente no estado. A cada ano, a gente está ampliando o volume de recursos aplicados. Nesse primeiro quadrimestre de 2024, somando ao Programa de Alimentação Saudável (PAS), nós já executamos cerca de 4 milhões de reais pelo programa, o que dá uma média de quase R$ 1 milhão de aquisição de compra de alimentos. Considerando o universo da agricultura familiar, esse é um volume de recursos muito significativo”, destacou.

Para o superintendente, iniciativas como o PAA estimulam a produção diversificada dos agricultores, solidificando o programa como canal de comercialização direta.

“Nós temos uma meta para esse ano de 8 milhões do PAA, com uma perspectiva de ampliação desse recurso, porque se a gente consegue aplicar, a gente consegue demandar mais recursos para o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A gente está nesse esforço agora de execução do programa para que a gente consiga atender de fato aos 12 territórios do estado, como nós já estamos atendendo, dentro de um equilíbrio que a gente tem feito entre as diferentes demandas que nós temos. O programa, cada vez mais, vai ganhando corpo e os agricultores e as agricultoras passando a acreditar cada vez mais nessa possibilidade desse canal de comercialização, ou seja, ele dá uma segurança aos produtores”, disse Evandro Carvalho.

Nesta quinta-feira (9), no município de União, a SAF realizou entrega de alimentos variados, como milho, mandioca e feijão, pelo PAA, junto a duas instituições: o Instituto Promove, voltado à educação, e à Paróquia Nossa Senhora dos Remédios.

Felipe Soares.jpg

O agricultor João de Deus, do Assentamento Marajá, é um dos produtores que vende para o programa. Ele reforça a importância do projeto para a comercialização dos alimentos. “Participo do programa há nove meses. Ele é muito bom pra nós do assentamento, das regiões distantes, porque é o nosso canal para vender os produtos com preços justos”, apontou.

Ao todo, nos primeiros quatro meses de 2024, foram adquiridas 492.773 toneladas de alimentos, de 978 agricultores de todo o Piauí.