Rafael Fonteles discute sobre transição energética e hidrogênio verde com entidades da Holanda e Alemanha

Durante o World Hydrogen 2024 Summit & Exhibition (Seminário e Exposição Mundial do Hidrogênio 2024), em Roterdã, na Holanda, nesta segunda-feira (13), Rafael Fonteles e governadores que compõem o Consórcio Nordeste ou seus representantes discutiram sobre transição energética com a Agência Empresarial Holandesa (RVO) e, na sequência, com a Iniciativa de Hidrogênio Verde do Norte da Alemanha (HY-5).

As reuniões visam a troca de experiência entre os estados nordestinos e as entidades europeias, a fim de que possam, no futuro, firmar parcerias e cooperações para implementar novas cadeias produtivas, bem como fomentar novos negócios entre as economias brasileira e europeia.

WhatsApp Image 2024-05-13 at 12.46.29 (1).jpeg

A RVO é uma agência governamental, pertencente ao Ministério Holandês de Assuntos Econômicos e Política Climática. Sua função é apoiar investidores a desenvolverem e expandirem seus negócios e projetos na Holanda ou no exterior.

A agência realizou uma apresentação sobre a política de hidrogênio holandesa e sua cooperação internacional, abordando, ainda, ações na área de transição energética e oportunidades de comércio exterior.

WhatsApp Image 2024-05-13 at 12.46.31.jpeg

Rafael Fonteles frisou a importância da parceria entre o Nordeste e a Holanda para o desenvolvimento da indústria verde no Brasil. “Foi um encontro importante com o governo holandês e com a sua agência de atração de investimentos, onde discutimos o grande potencial da cadeia produtiva do hidrogênio verde, a relação dos portos holandeses com os brasileiros e atestamos a expertise deles nesse tema. Certamente eles serão grandes consumidores do H2V produzido no Brasil, então, será uma cooperação importante entre o país e o Nordeste”, disse o governador.

HY-5

Posteriormente, os integrantes do Consórcio Nordeste se reuniram com representantes da Iniciativa de Hidrogênio Verde do Norte da Alemanha. A entidade é formada pelas organizações de desenvolvimento econômico de cinco estados do norte da Alemanha (Bremen, Hamburg, Mecklenburg-Vorpommern, Niedersachsen e Schleswig-Holstein), com o objetivo de tornar a região a maior referência em hidrogênio verde da Europa.

A região possui cerca de 13.400 plantas eólicas, 12 portos marítimos e terminais de importação, 20 fábricas voltadas à energia a gás e nove corporações compradoras. Além disso, somam cerca de 3,6 bilhões de euros em financiamento de 27 projetos. A região já conta com diversos projetos com produção de H2V e pretende chegar a 5 GW até 2030.

WhatsApp Image 2024-05-13 at 12.47.25 (2).jpeg

Durante o encontro, os representantes da iniciativa falaram sobre o grupo, sua atuação e políticas desenvolvidas. Eles compartilharam, ainda, sobre a estrutura da entidade, seus objetivos e como conseguiram unir cinco portos concorrentes em um esforço colaborativo. Destacaram, também, as lições aprendidas ao longo do processo, visando compartilhar experiências que beneficiem iniciativas similares no Brasil.

WhatsApp Image 2024-05-13 at 12.47.25.jpeg

“Conhecemos o trabalho de uma associação que uniu cinco estados em prol do desenvolvimento conjunto e da transição energética. Então, é uma iniciativa que tem tudo a ver com o pensamos sobre o Consórcio Nordeste e a cooperação entre os nove estados”, frisou o governador Rafael Fonteles.

WhatsApp Image 2024-05-13 at 12.47.25 (1).jpeg

Missão internacional na Holanda e nos EUA

O governador Rafael Fonteles cumpre mais uma missão internacional, desta vez na Holanda e nos Estados Unidos. Até sexta-feira (17), o gestor participa de agendas no exterior em busca de investimentos ao Piauí e para apresentar as potencialidades do estado, especialmente no que diz respeito à transição energética e hidrogênio verde.

Ao longo desta semana, Rafael Fonteles participa do IV Summit Piauí-Europa de Hidrogênio Verde, em Roterdã (Holanda), e de mais dois eventos em Nova Iorque, nos Estados Unidos: Brazil Summit 2024 e Invest in Piauí – Brazil Conference, que também buscam apresentar as oportunidades e potencialidades para investimentos no Piauí.