G20: Teresina é a capital da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza

De 22 a 24 de maio, Teresina é a capital da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. A cidade recebe a partir desta quarta-feira, 22, no Centro de Convenções, a 3ª Reunião da Força-Tarefa para Construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, com a participação de 41 delegações internacionais (representantes de 27 países e 14 organizações internacionais).

A abertura oficial foi realizada pelo ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, e pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles, com relatos em vídeo da primeira dama Janja Lula da Silva e da presidenta do Consea, Elisabetta Recine. O secretário de Governo, Marcelo Nolleto, também prestigiou o ato solene.

O ministro Wellington Dias pediu um minuto de silêncio pelo desabrigados e mortos na tragédia climática no Rio Grande do Sul e destacou o compromisso renovado com a justiça e a equidade social.

O Programa Bolsa Família, segundo o ministro, é apenas uma peça de um modelo mais amplo e inclui outras ações tão importantes como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programas de Educação, Apoio à agricultura familiar, construção de cisternas e os Sistema Únicos de Assistência Social (SUAS) e de Saúde (SUS). “Estamos avançando com novas medidas que buscam o compromisso renovado com a justiça e equidade social. Muito em breve lançaremos uma atualização da política nacional de cuidados”, adiantou.

Em seu discurso, o ministro também destacou para as delegações internacionais os resultados da pesquisa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), apresentados durante o G20 Social, que revelam uma redução de 73% do número de pessoas em insegurança alimentar e nutricional no ano de 2023 no Brasil. “Das 33 milhões de pessoas em situação de insegura alimentar em 2022, reduzimos para 8 milhões, ou seja, 24,4 milhões de brasileiros saíram da situação de insegurança alimentar e nutricional. Ou, ainda, 66 mil pessoas por dia saíram dessa realidade no primeiro ano do Governo Lula”.

O crescimento da renda foi outro destaque feito por Wellington Dias. A renda média per capita no Brasil cresceu 11,5% em 2023 em comparação em 2022, e atingiu seu maior valor em 12 anos (recorde de R$ 1.848). O percentual de pessoas em situação de pobreza também teve redução e caiu de 36,7% em 2021 para 31,6% em 2022, enquanto a proporção de pessoas em extrema pobreza caiu de 9,0% para 5,9% no mesmo período.

O governador Rafael Fonteles deu boas vindas às delegações. “Todos estamos muito honrados em receber essas delegações para discutir um tema tão importante para a humanidade. O Estado do Piauí tem boa experiência na área”, declarou. “Caminhamos para uma alentadora convergência rumo à aliança global. Estamos muito próximos da finalização”, pontuou o ministro Dias, recomendando flexibilidade para encontrar posições equilibradas e a visão de conjunto na finalização do texto.

Participam da 3ª Reunião da Força-Tarefa para Construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, em Teresina, representantes de 27 países: Brasil, Índia, África do Sul, Argentina, Austrália, Canadá, China, União Europeia, França, Alemanha, Indonésia, Itália, Japão, México, República da Coréia, Rússia, Arábia Saudita, Turquia, Reino Unido, Estados Unidos da América, Bangladesh, Noruega, Portugal, Singapura, Espanha, Suíça, Emirados Árabes Unidos; e de 14 organizações internacionais: Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), Comitê de Segurança Alimentar Mundial (CFS), Grupo Consultivo em Pesquisa Agrícola Internacional (CGIAR), Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), Programa Mundial de Alimentos (WFP), Organização Mundial da Saúde (OMS), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Banco Mundial.

PROGRAMAÇÃO

Dia 22/05/24 – QUARTA-FEIRA

09h às 10h30 – Cerimônia de Abertura oficial do G20
Local: Teatro do Centro de Convenções de Teresina

10h30 – Coletiva de imprensa com o ministro Wellington Dias
Local: Centro de Convenções de Teresina


11h às 17h30 – reuniões técnicas dos delegados do G20 (fechadas)

18h30 às 21h30 – Noite Cultural oferecida pelo Governo do Estado do Piauí
aos delegados do G20 e convidados

Dia 23/05/24 – QUINTA-FEIRA
09h às 17h30 – reuniões técnicas dos delegados do G20 (fechadas)
Local: Centro de Convenções de Teresina

Dia 24/05/24 – SEXTA-FEIRA
09h às 14h – reuniões técnicas dos delegados do G20 (fechadas)
Local: Centro de Convenções de Teresina

12h30 – Encerramento da reunião – Coletiva de imprensa
Local: Centro de Convenções de Teresina


14h30 às 16h – Visita de Campo na horta comunitária do povoado Ave Verde
Local: Associação dos Pequenos Produtores Rurais do povoado Ave Verde, rua
Matões S/N, Povoado Ave Verde


16h30 às 18h – Visita à Quitanda da Agricultura Familiar
Local: Espaço Rosa dos Ventos (Universidade Federal do Piauí – UFPI)

 

Leia Também