O governador Rafael Fonteles e os secretários de Educação, Washington Bandeira; e de Governo, Marcelo Nolleto, participaram nessa quinta-feira (6), da inauguração do novo prédio do Centro de Formação Profissional Cândido Athayde, o chamado Senai de Teresina. Foram investidos R$ 40 milhões em estrutura física, equipamentos e mobiliário, o que coloca a unidade entre as mais modernas do Nordeste.
Com o novo prédio, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Piauí passa a ter capacidade para quase 10 mil matrículas por ano. “Era um sonho antigo renovar nossa estrutura em Teresina. Iniciamos o projeto de modernização há mais de 10 anos, começando por Parnaíba, e agora Teresina. Como diz o governador, o foco agora é na inovação e na tecnologia”, declarou Antônio José de Moraes Souza Filho, diretor da CNI e presidente da Fiepi.
A antiga escola que era sede do Centro de Formação, fundada em 1971, deu lugar a um novo e tecnológico prédio, equipado com salas de aulas, laboratórios e os recursos de aprendizagem mais modernos do mercado. Serão oferecidos cursos nas áreas de: Metalmecânica, Vestuário, Tecnologia da Informação, Eletroeletrônica, Energia, Gestão, Logística, Automação, Automotiva, Gráfica e Mídias Impressas e Digitais, Segurança do Trabalho, Refrigeração e Climatização, Alimentos e Bebidas, Construção Civil, Cerâmica e afins.
A unidade funcionará nos turnos manhã, tarde e noite, com cursos gratuitos e pagos, nas modalidades presencial, semi-presencial e EAD. O Centro de Formação teve a estrutura totalmente ampliada e passa a contar com 11 salas de aula, Núcleo de Informação Tecnológica, Auditório, Oficina de Solda, Oficina de Usinagem Mecânica e Manutenção Mecânica, Laboratório de Usinagem CNC e Ensaios Mecânicos, Laboratório de Hidráulica e Pneumática, 3 (três) Laboratórios de Informática 3, Laboratório da Indústria 4.0, Laboratório de Manutenção de Hardware, Laboratório de Cabeamento Estruturado, Laboratório de Panificação, Laboratório de Confeitaria, Sala de Desenho Técnico e Metrologia, Laboratório de Energia Solar, Laboratório de Instalações Elétricas Industriais, Laboratório de Instalações Elétricas Prediais, Laboratório de Automação Industrial, Laboratório de Eletroeletrônica, Laboratório de Refrigeração e Climatização. Laboratório de Modelagem, 2 (dois) Laboratórios do Vestuário e Laboratório de Corte.
Nova escola do SESI
O presidente da Fiepi, Zé Filho, anunciou que Teresina também vai ser contemplada, ainda este ano, com uma nova Escola do Serviço Social da Indústria (Sesi), que será referência no Nordeste. “Agora, mais que dobramos nossa capacidade de qualificação de mão de obra. São jovens e adultos que ganham oportunidade de crescimento pessoal e profissional”, afirmou.
O diretor regional do Senai Piauí, Roger Correia Jacob, destacou a relevância da modernização para atender às novas demandas que surgem no Piauí, a partir das diretrizes implementadas pelo Governo do Estado, em atrair indústrias e ampliar a produção de energia limpa. “Iremos trazer nossa população para usufruir desses benefícios, dessa revolução do hidrogênio verde, da mineração, dessa quarta revolução industrial. Isso se faz com um povo capacitado e capaz de lidar com essas tecnologias, para poder usufruir delas”, ponderou Jacob.
Para matrículas, acesse: