Caravana Federativa traz serviços do Governo Federal para gestores piauienses

Teresina sediará a 10ª Caravana Federativa nos dias 20 e 21 de junho, no Centro de Convenções. Realizada pelo Governo Federal, a ação itinerante é voltada, principalmente, para gestores estaduais e municipais e contará com a participação de mais de 40 órgãos federais, dentre ministérios, autarquias, bancos e diversas empresas públicas.

A Caravana Federativa acontece em todo o Brasil e visa promover a articulação entre as esferas de governo, com o objetivo de discutir programas, políticas e serviços públicos. O público-alvo são prefeitos (as) e seus vices; secretários (as) estaduais; secretários (as) municipais; gerentes municipais de convênios; vereadores (as); presidentes de Câmaras Municipais; presidentes de Consórcios e Federações municipais e estaduais; e gestores de contratos.

Durante a ação, os participantes da Caravana Federativa terão atendimento personalizado para esclarecer dúvidas, solucionar pendências, buscar apoio e identificar maneiras de melhorar os serviços oferecidos nos municípios. O evento ainda permite a troca de experiências e melhores práticas entre os entes federativos.

O governador Rafael Fonteles destaca a importância de aproximar os três entes federativos para avançar na execução de políticas públicas. “É essa sinergia entre governos federal, estadual e municipal que vai gerar mais benefícios para o povo, destravando recursos, vencendo a burocracia e fazendo a política pública acontecer, que é a prioridade do presidente Lula. Ficamos muito felizes em receber a ação e estou certo de que vai ser a maior e melhor Caravana Federativa do Brasil”, apontou.

Com a presença confirmada de 34 ministérios, os atendimentos ao longo dos dois dias irão englobar todas as áreas, incluindo discussões sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), convênios, programas federais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), dentre outros serviços.

As inscrições para participar da Caravana Federativa iniciarão na próxima segunda-feira (10), por meio do link: https://www.sympla.com.br/evento/caravana-federativa-piaui/2474994?referrer=www.google.com.

Edições anteriores

A Caravana Federativa passou, anteriormente, por nove estados brasileiros: Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins, Maranhão, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Amapá. No total, participaram 1.510 municípios ao longo das nove edições, com um total de 24.603 atendimentos realizados pelo Governo Federal.

A Caravana Federativa é uma realização do Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado, e conta com o apoio do Banco do Nordeste, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.