Primeira-dama Isabel Fonteles e secretário Marcelo Nolleto vão receber a Medalha do Mérito Legislativo

A primeira-dama do Estado, Isabel Fonteles, e o secretário de Estado de Governo, Marcelo Nolleto, serão homenageados com a Medalha do Mérito Legislativo pela Assembleia Legislativa do Piauí. A data da homenagem ainda não foi definida pela Mesa Diretora da Alepi.

A concessão da mais alta comenda do Legislativo estadual a Isabel Fonteles e a Marcelo Nolleto foi iniciativa dos deputados Ana Paula e Evaldo Gomes, respectivamente, que apresentaram projetos de Decreto Legislativo, aprovados nas comissões técnicas e, posteriomente, no Planário da Alepi, na sessão da terça-feira (18).

A Medalha de Mérito é o reconhecimento do Poder Legislativo aos relevantes serviços prestados ao Piauí pelos homenageados.

Pacto pelas Crianças do Piauí

A deputada Ana Paula justificou a concessão da Medalha do Mérito Legislativo à médica Isabel Fonteles, em reconhecimento ao trabalho exemplar e à dedicação da primeira-dama do Estado na coordenação do Pacto pelas Crianças do Piauí.

“Sobre sua liderança o programa tem promovido significativas melhorias nas áreas de assistência social educação e saúde para as crianças do Estado especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade o plano estadual de primeira infância um dos alicerces do pacto resultado de uma existência consulta e participação dos diversos atores que fazem a políticas públicas e aqueles que acompanham a realidade diária da família esse plano que nortearam as políticas públicas para os próximos 10 anos foi desenvolvido com a contribuição ativa da primeira dama e Isabel Fonteles e representa um avanço estratégico para enfrentar os desafios persistentes como a desnutrição infantil e a alta taxa de mortalidade materna infantil no estado”, escreveu a deputada.

A deputada autora da proposição cita ainda o Projeto Carretinha da Saúde, que já realizou mais de 10.200 atendimentos em 2024 – consultas de exames – entre criança de 0 a 6 anos, com redução substancial dos índices de mortalidade infantil, e a reforma do Lar da Criança Maria João de Deus em Teresina, com investimentos de aproximadamente R$ 7 milhões.

Secretário de Governo

Evaldo Gomes destaca que Marcelo Nolleto é pós-graduado em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho; analista judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, onde exerceu a função de diretor de Secretaria e secretário de Governança e Estratégia.

Nolleto foi assessor na Secretaria de Estado da Fazenda e é secretário de Governo, indicado pelo próprio governador Rafael Fonteles.

Além das atribuições do cargo de secretário, Marcelo Nolleto foi encarregado de receber prefeitos, vereadores e lideranças municipais para ouvir as demandas das comunidades.