Caravana reforça pacto federativo e acesso a serviços públicos federais

Governo Federal instalado em Teresina. É o que se pode dizer desses dois dias de Caravana Federativa no Piauí, com a presença de 43 órgãos federais, dentre eles 35 ministérios, cinco autarquias e três bancos públicos. A abertura oficial aconteceu na manhã desta quinta-feira, 20, no auditório G3 do Centro de Convenções, com a presença do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias, e da secretária de Relações Institucionais da Presidência da República, Juliana Carneiro. O governador Rafael Fonteles e o secretário de Governo, Marcelo Nolleto, participaram da cerimônia.

O governador Rafael Fonteles frisou que o evento simboliza a retomada da aproximação entre o governo federal e os entes federativos. “Além de ser efetiva na resolução de várias questões, a Caravana Federativa simboliza muito esse perfil do governo do presidente Lula de dar as mãos aos entes subnacionais, estados e municípios, para que os recursos cheguem na ponta e melhorem a vida das pessoas nas mais diversas áreas”, destacou o gestor.

O ministro Wellington Dias lembrou que esse diálogo entre o governo federal e os entes federativos havia sido interrompido. “Eu mesmo fui governador e sei as dificuldades que a gente tinha para essa integração. Agora, é o próprio governo que vem onde está o Estado, o município, os empresários e os trabalhadores”, declarou.

O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Toninho da Caridade, estima que 200 gestores municipais participam do evento. Ele celebrou a caravana ter vindo ao Piauí porque vai destravar burocracias que dificultam a liberação de recursos. Essa integração entre os entes federativos também foi ressaltada pelo secretário de Governo, Marcelo Nolleto. “É um evento que possibilitará o atendimento direto a prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e gerentes municipais de convênios, que são o público-alvo da Caravana”, afirmou.

A caravana segue nesta quinta-feira até as 20h com atendimento nos estandes e palestras. Segue programação:

DIA 20 DE JUNHO – QUINTA-FEIRA

Das 10h30 às 13h – teatro G3 Telecom
Cerimônia: FUNASA e o Governo do Estado do Piauí – entrega de 100 Planos Municipais de Saneamento Básico – Convênio n° 002/2015

Das 11h15 às 12h15 – Cineteatro da Alepi
Painel: Conheça as soluções do maior Banco de desenvolvimento da região Nordeste

Painelistas:

• Thiago Ribeiro de Almeida – Gerente Geral – Escritório De Suporte à
    Superintendência Estadual Piauí
  • Ricardo Soares Moraes Silva – Gerente Executivo Estadual – Escritório De Suporte
    à Superintendência Estadual Piauí
  • Letícia da Cruz Silva – Gerente de Negócios do Governo – Escritório De Suporte à
    Superintendência Estadual Piauí
    Das 12h30 às 13h30 – Cineteatro da Alepi
    Palestra: A nova lei de Licitações: como adaptar o município por completo às
    novas regras de contratação
    Palestrantes:
  • Hélio Benvindo – Superintendente da CGU em Piauí;
  • Ramon Patrese – Auditor de Controle Externo do TCE-PI

Das 14h às 15h – Cineteatro da Alepi
Palestra: A CAIXA e a Simplificação do Processo OGU
Palestrante: Flávio Tagliassachi Gavazza – Superintendente Nacional – Serviços de Governo

Das 15h15 às 16h15 – Cineteatro da Alepi
Palestra: CGU: Programas da CGU para os municípios
Palestrante: José Maria Gomes de Oliveira Filho – Coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção – NAOP/CGU

Das 16h30 às 17h30 – Cineteatro da Alepi
Palestra: Soluções de Crédito BB – Eficiência e Sustentabilidade para o Setor Público
Palestrante: Flávio Felipe Matos de Araújo – Gerente Geral Setor Público Piauí

Das 17h45 às 18h45 – Cineteatro da Alepi
Palestra: Boas práticas municipais em Compras Públicas
Palestrante: Luís Emílio Xavier dos Passos – Secretário de Representação do TCU
no Piauí

Das 19h às 20h – Cineteatro da Alepi
Palestra: Transfere Gov: captando mais recursos para os municípios
Palestrante: Cleber Fernando de Almeida – Coordenador-geral de Normas e Processos da Diretoria de Transferências e Parcerias da União, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

ACESSE :

CATÁLOGO DE SERVIÇOS DO GOVERNO FEDERAL

Repasses federais em 2024

·  TRANSFERÊNCIAS PARA O PIAUÍ
·  Transferências para o estado e seus municípios (acumulado de01/2024 a 05/2024)
R$ 9 bilhões foram transferidos ao estado e seus municípios no ano.
R$ 3,81 bilhões para o estado.R$ 5,2 bilhõespara os municípios.
·  TRANSFERÊNCIAS AOS CIDADÃOS
·  Transferências aos cidadãos
R$ 2,06 bilhões em Bolsa Família (acumulado de 01/2024 a 05/2024)
R$ 536,83 milhões em Benefício de Prestação Continuada (acumulado de 01/2024 a 04/2024)