Gabinete de Crise vai a Parnaíba e Piripiri avaliar a situação após alagamentos

Os secretários de Estado de Governo, Marcelo Nolleto, e da Defesa Civil, Norma Sueli Nogueira, estiveram nos municípios de Parnaíba e Piripiri, na manhã desta sexta-feira (27), para avaliar os danos e mapear as áreas de risco de alagamento depois das fortes chuvas que ocorreram no Norte do Piauí nos últimos dias.

Em Parnaíba, acompanhando Marcelo Nolleto e Norma Sueli, também estava a superintendente de Direitos Humanos da Secretaria de Estado da Assistência Social, Janaína Mapurunga, e técnicos da Defesa Civil  estadual, que também foi deslocada para Parnaíba para realizar um diagnóstico situacional no município.

Marcelo Nolleto afirmou que a visita teve como objetivo inspecionar os locais alagados, dialogar com as famílias moradoras das áreas de risco e planejar as ações do Estado para o municípios atingidos pelas chuvas intensas dos últimos dias.

Ontem (26), o governador Rafael Fonteles instituiu o “Gabinete de Crise”, formado pelas secretarias de Governo, Defesa Civil e de Assistência Social para atuar no socorro às famílias vítimas dos alagamentos e planejar ações para outros locais que também podem ser afetados pelas chuvas e pelas águas do Rio Parnaíba, que já registra grande elevação em seu nível.

“Saímos de Parnaíba sensibilizados, com o dever de cuidar da parte de drenagem do Piscinão do bairro Parque Piauí”, citou Nolleto, afirmando que no curto prazo, serão trabalhadas melhorias para vida das pessoas que moram nas proximidades do Piscinão, a infraestrutura das casas.

O secretário de Governo também foi a Piripiri, onde reforçou a união de esforços para observar ‘in loco’ o problema e agilizar as soluções para atender às famílias vítimas dos alagamentos.

“Realizamos visitas aos locais mais atingidos pelas chuvas e orientamos a gestão municipal sobre as áreas que devem ser isoladas e quais as medidas cabíveis devem ser tomadas a partir de agora”, explicou o engenheiro Kelson França, da Secretaria da Defesa Civil.

A secretária de Estado da Defesa Civil, Norma Sueli Nogueira, explicou que a equipe fez visitas técnicas para identificar pontos críticos e planejar ações que possam ser aplicadas de forma mais rápida a fim de amenizar o drama da população que sofre com os alagamentos.

A secretária adiantou que a equipe de engenharia está trabalhando no que pode ser feito a curto e médio prazo para sanar o problema, que tem sido recorrente a cada inverno mais rigoroso. “Queremos atuar para sanar os problemas”, disse.

A superintendente de Direitos Humanos da Sasc, Janaína Mapurunga, diz que a SASC acompanha de perto a situação das famílias, fará um diagnóstico da situação e vai atuar em parceria com as demais secretarias para desenvolver ações que tragam resultados para a população. De forma mais imediata, Janaína assegura que na segunda-feira, como ações imediatas, serão enviadas colchões e cestas básicas.

Para a prefeita de Piripiri, Jove Oliveira, o momento é de preocupação, já que está previsto um grande volume de chuva para a região, mas, sobretudo, de antecipação dos problemas. “Só o município não é capaz de resolver esses problemas sozinhos, mas com o estado, que é um parceiro, certamente vamos ter resultados positivos e evitar que ocorram tragédias aqui na cidade”, ressaltou.