Prefeitos dos territórios Serra da Capivara, Vale do Canindé e Cocais são recebidos no Karnak

Na quarta reunião ampla com prefeitos e prefeitas municipais, nesta segunda-feira, 24, o Governo do Piauí destacou mais uma vez a Segurança, Saúde e Educação como prioridades. O secretário de Governo, Marcelo Nolleto, vai receber individualmente cada prefeito a partir do mês de maio. “O compromisso é atender bem as lideranças e planejar juntos uma nova etapa do desenvolvimento do Piauí”, declarou.

Foram recebidos o grupo de prefeitos dos territórios Serra da Capivara, Vale do Canindé e Cocais, representando os seguintes municípios: Anísio de Abreu, Barras, Bonfim do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Capitão Gervásio de Oliveira, Fartura do Piauí, Guaribas, Jurema, Lagoa do Barro do Piauí, São Braz do Piauí, São João do Piauí, São Lourenço do Piauí, São Raimundo Nonato, Várzea Branca, Bela Vista do Piauí, Colônia do Piauí, Conceição do Canindé, Floresta do Piauí, Santa Cruz do Piauí, Santa Rosa do Piauí e Santo Inácio do Piauí.

O chefe do Executivo estadual solicitou aos gestores municipais uma relação das obras em execução e outra lista com as ações consideradas mais importantes para inclusão no planejamento de investimentos do Governo do Estado para o próximo semestre. “Em um primeiro momento, os prefeitos irão trazer duas relações para serem avaliadas junto à Secretaria de Governo. Em uma, eles irão relacionar todos os projetos que ainda estão em execução para que possamos dar uma celeridade e finalizar todos. Já na segunda, eles irão destacar obras prioritárias para que possamos elaborar uma nova carteira de investimentos em cada um dos municípios”, explicou o governador.

Os secretários de Estado da Educação, Washington Bandeira; da Segurança, Chico Lucas; e da Saúde, Antônio Luiz Soares, participaram da reunião e compartilharam as metas e programas disponíveis em cada área. As possibilidades de parcerias entre Estado e municípios são amplas:

✅ Recenseamento de toda a população piauiense

✅ Apoio à videomonitoramento ou guarda-municipal

✅ Fortalecimento do regime de cooperação na política educacional (Pacto pela Educação)

✅ Lançamento do novo Proete

✅ Plano de municipalização do ensino fundamental

✅ Pacto pelas crianças (fornecimento de kits creches para 200 novas creches / financiamento de 100 brinquedopraças)

✅ Telessaúde – modelo validado em Piripiri

Mais duas reuniões com prefeitos já estão agendadas para as próximas semanas. Dia 25 de abril com prefeitos dos Territórios Chapada do Vale do Itaim e Vale dos Rios Piauí e Itaueiras. Dia 2 de maio, a reunião será com os prefeitos dos Territórios dos Carnaubais e Vale do Rio Guaribas. Já foram recebidos os prefeitos dos Territórios do Alto Parnaíba, Chapada das Mangabeiras, Cocais e Planície Litorânea.