TJ-PI e Executivo consolidam parceria para política de segurança

O governador Rafael Fonteles e o secretário de Governo, Marcelo Nolleto, receberam na manhã desta segunda-feira, 15, no Palácio de Karnak, o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), desembargador Hilo de Almeida e equipe, para apresentação do plano de gestão do Tribunal. “É o Tribunal de Justiça junto com o Executivo e a Secretaria de Segurança Pública avançando na política de segurança e no fortalecimento da cultura de paz no nosso Estado”, frisou o governador.

No plano de gestão do TJ-PI, há um projeto de ampliação de três novas centrais de inquérito, nas cidades de Parnaíba, Picos e mais uma em Teresina. Uma nova Vara do Júri para Teresina, uma nova central para delitos de roubo e uma vara coletiva para tratar de crimes de organizações criminosas. “São investimentos que vão dar mais celeridade, agilidade e qualidade ao trabalho do Judiciário em relação à Segurança Pública. O Executivo está apoiando todas essas iniciativas que irão repercutir na redução dos índices de violência no nosso Estado, uma prioridade do novo Governo”, afirmou Rafael Fonteles.

O desembargador Hilo apresentou as diretrizes do Projeto Justo Acesso, desenvolvido em parceria com a Piauí Conectado, que prevê a implantação de Pontos de Acesso Digital à Justiça e à Cidadania por todo Estado, muito especialmente onde o Piauí não possui comarcas. Outra proposta apresentada é de ampliação do programa de regularização fundiária urbana e rural, realizado pelo Instituto de Terras do Piauí (Interpi0, em parceria com o Tribunal de Justiça, a Corregedoria e os cartórios do Piauí.

O presidente do TJ-PI destacou a consolidação dessa parceria. “O Governo vai ajudar o Tribunal na ampliação das varas e instalação de Centrais de Inquérito para o enfrentamento desse grande problema que é a violência em nosso Estado, e também em outros projetos como o de acessibilidade, implantação das salas de cidadania, bem como o Regularizar. As instituições estão funcionando unidas e fortalecidas”, afirmou o desembargador.

Visita do presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida, e equipe técnica

 

Leia Também