Na Alemanha, Governo busca melhores práticas para Porto de Luís Correia

Na Alemanha, a comitiva piauiense visitou na terça-feira (13) o Porto de Hamburgo, o maior da Alemanha e um dos maiores da Europa, em busca da melhor operação para o Porto de Luís Correia. O governador Rafael Fonteles, o secretário de Governo, Marcelo Nolleto; e o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, tiveram reuniões importantes com representantes de grandes empresas portuárias da Europa. Também participaram da agenda o conselheiro da Embaixada do Brasil na Alemanha, Leandro Moll, e o cônsul honorário do Brasil, Jan Curschmann.

“Visitamos instalações, vendo as melhores práticas e tirando todas as dúvidas para levar a melhor operação para o Porto de Luís Correia”, declarou o secretário de Governo, Marcelo Nolleto, em vídeo ao lado do governador às margens do Rio Elba. O Porto de Hamburgo tem mais de 100 anos e fica a 100 km do Mar do Norte e mantem um calado permanentemente operando e rodeado por um grande parque industrial. “Faremos uma cooperação técnica porque certamente ele será o porto que mais vai importar o hidrogênio verde do mundo inteiro e, inclusive do Piauí”, declarou Fonteles.

A primeira reunião foi com dirigentes da Hamburger Hafen und Logistik AG (HHLA), empresa líder em logística na Europa. Após a reunião, o governador trafegou de barco ao longo do Porto de Hamburgo. Acompanharam o governador durante a visita ao porto duas lideranças portuárias vinculadas à Hamburg Port Authority (HPA): Holger Klaassen e Ingo Fehrs.

Em seguida, o governador e sua equipe se reuniram com representantes da Mabanaft Deutschland GmbH & Co. KG, empresa responsável pela construção do primeiro terminal de amônia da Alemanha e referência na Europa em armazenagem, importação e exportação de combustível líquido. “No encontro, foram discutidos planos, estratégias e a possível contribuição do Piauí com o fornecimento de amônia à empresa. Certamente será um parceiro muito importante nessa nova indústria da economia verde e o Piauí será um grande protagonista nesse novo mercado”, declarou Rafael Fonteles, ao ser recepcionado por Philipp Kroepels e Lars Wittenberg.

Logo após, a comitiva piauiense foi recebida por representantes da Oldendorff Carriers GmbH & Co. KG, Henning Oldendorff, Marco Möller, Johannes Babendererde e Leandro Godoy. A empresa é expert no transhipment, operação de transferência de mercadoria de uma embarcação menor para um grande navio em alto mar. Na oportunidade, foi assinado um memorando de entendimento para estudos envolvendo operações no Porto de Luís Correia. “O transhipment pode viabilizar uma série de operações de grãos e minério de ferro no nosso porto com pequenas e grandes embarcações”, observou Rafael Fonteles.

 

Leia Também