As diretorias de Prevenção e Mitigação, de Resposta, Engenharia e de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) estiveram reunidos, na quarta-feira (3), para avaliar os sinistros que ocorreram na última semana de dezembro de 2023, nos municípios de Assunção do Piauí e Currais. Os incidentes envolvem episódios de chuvas e rompimento de paredes de barreiros que resultaram em grandes transtornos e prejuízos materiais às populações locais.
De acordo com o diretor de Prevenção e Mitigação, Werton Costa, a Sedec irá adotar um protocolo de vistoria para atender os municípios atingidos pelas chuvas. “Enviaremos equipes para os municípios de Assunção do Piauí e Currais para a construção de um relatório técnico a ser encaminhado o mais breve possível ao gabinete de crise, composto pela Secretaria de Governo; Secretaria de Estado da Defesa Civil; Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc); Corpo de Bombeiros Militar do Piauí; e Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), pois temos consciência da emergência caracterizada pela urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízos e comprometer a segurança das pessoas, exigindo rápidas providências”, conta.
Participaram da reunião, o diretor de Prevenção e Mitigação, Werton Costa, além dos diretores de Resposta, José Inácio; Engenharia e Reconstruções, Eduardo Apolonio e de Recursos Hídricos, Francisco Carvalho.
A Defesa Civil reforça que em casos de emergência é importante seguir as orientações da Defesa Civil local e do plano de contingência municipal. Defesa Civil Municipal 199/ Corpo de Bombeiros 193/ Defesa Civil Estadual (86) 99495-9620.
Previsão de muita chuva
O Instituto Nacional de Meteorologia e Estatística (INMET) emitiu, nesta quinta-feira (4), um boletim meteorológico de situação crítica para 26 municípios da mesorregião sudeste do Piauí. O alerta amarelo remete a perigo potencial de chuvas intensas e estará ativo até esta sexta-feira (5).
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) também alerta para riscos potenciais, como queda de energia elétrica e queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Em seu alerta, a secretaria ainda instruiu a população a, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas; não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. O boletim alerta ainda para os riscos de utilizar aparelhos celulares conectados à tomada.
O alerta é válido para 26 municípios da mesorregião sudoeste piauiense, que poderão sofrer com chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos, que podem chegar de 40 a 60 km/h. Para obter mais informações e recomendações, a Semarh orienta o contato com a Defesa Civil do Piauí, através do número 199, ou Corpo de Bombeiros, no 193.