Governo equipa 146 escolas para maior conforto aos alunos e qualidade ao aprendizado

Secretário da Educação, Washington Bandeira, com o governador Rafael Fonteles
Foto: SEDUC

No primeiro ano de gestão do governador Rafael Fonteles, 184 escolas públicas estaduais receberam investimentos em infraestrutura por meio do Moderniza Seduc, programa de aceleração de reformas, modernização e ampliação desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc). Outras 146 unidades de ensino estão com obras em andamento, com previsão de entrega ainda para este ano.

Por meio do Moderniza Seduc, o Governo do Estado vai investir R$ 1,53 bilhão na reforma, ampliação e climatização das escolas da rede estadual de ensino, garantindo mais conforto e bem-estar aos alunos e contribuindo, assim, para um melhor aprendizado. Por meio do programa serão entregues novos mobiliários e equipamentos.

WhatsApp_Image_2023-12-22_at_09_49_35.jpeg

Segundo o secretário da Educação, Washington Bandeira, todas as escolas estaduais vão passar por obras de reforma e modernização, especialmente as 351 unidades que irão ofertar a modalidade de tempo integral em 2024.

“Estamos com a grande meta de transformar todas as escolas de ensino médio em tempo integral. Para isso, precisamos fazer intervenções para que todas tenham o mesmo padrão. Estamos com um processo bem acelerado e atualmente temos 146 escolas com obras em andamento. São obras de reforma, ampliação, modernização e climatização que iniciaram em 2023, com entrega prevista para 2024. Esse processo de intervenção na infraestrutura é gradual, mas todas as escolas vão passar por reforma até o fim desta gestão”, ressaltou Bandeira.

Com infraestrutura adequada e mais tempo na escola, os estudantes terão as disciplinas de inteligência artificial, empreendedorismo em parceria com o MIT (Massachusetts Institute of Technology), educação financeira e ambiental na matriz curricular. Além disso, aulas extras de Língua Portuguesa, Inglesa e Matemática, prática esportiva e cursos técnicos nas áreas de programação, marketing digital, energias renováveis, áudio e vídeo, dentre outras.

72-noticias-02-01-2024-10-57-05.jpeg

Reforma do Centro de Educação de Tempo Integral José Alves Bezerra

Uma das escolas que vai iniciar reforma, modernização e ampliação neste ano é o Centro de Educação de Tempo Integral José Alves Bezerra, localizado em Monsenhor Hipólito.

A ordem de serviço para a obra no Ceti José Alves Bezerra foi autorizada no dia 11 de janeiro e no local serão investidos mais de R$ 532 mil em melhorias na infraestrutura, com previsão de inauguração para este ano.

WhatsApp Image 2024-01-19 at 08.37.46.jpeg

O Ceti vai passar por uma reforma geral no refeitório e cozinha, será construído um banheiro na sala dos professores, rampas, aplicação de revestimentos e pintura interna e externa para se adequar ao padrão Seduc, revisão geral de itens como esquadrias, cobertura, forros, pisos, instalações elétricas e hidráulicas. Além da execução da fachada externa em revestimento cerâmico e totem com placa luminosa com a identificação da escola e paisagismo com a execução de bancos e canteiros nas áreas externas.

WhatsApp Image 2024-01-19 at 08.37.46 (2).jpeg

Manutenção da estrutura das escolas

Além das grandes obras, a Secretaria da Educação vai realizar a manutenção da estrutura das escolas com reformas menores, pinturas de salas e muros, capina, revisão na instalação elétrica, reforma de telhado e outras intervenções que vão garantir mais conforto para os estudantes e profissionais da educação para o início do período letivo.

“As equipes das 21 Gerências Regionais de Educação estão se reunindo com a equipe de Engenharia da Seduc e informando as demandas de intervenções urgentes de cada escola. Essas pequenas reformas serão realizadas antes do início das aulas, para que os alunos Seduc comecem o ano letivo em um ambiente escolar mais confortável e que fortaleça o aprendizado”, ressaltou o secretário Washington Bandeira.

WhatsApp_Image_2023-12-29_at_10_37_32.jpeg