Primeira parcela do Pé-de-Meia será paga no dia 26 de março

O ministro da Educação, Camilo Santana, e o governador Rafael Fonteles, realizaram o lançamento regional do Programa Pé-de-Meia, a poupança do ensino médio, nesta terça-feira (5), no Centro de Convenções de Teresina. O secretário de Governo, Marcelo Nolleto, participou do ato solene.

A agenda formalizou a adesão do Piauí ao programa, que prevê o pagamento de até R$ 9.200,00 por aluno matriculado no ensino médio público e o primeiro pagamento já será feito no dia 26 de março. No total, mais de 69 mil estudantes serão beneficiados no Piauí, com um investimento estimado de R$ 200,5 milhões por ano.

Segundo o governador Rafael Fonteles, o programa é um dos mais importantes da atual gestão do presidente Lula e se junta aos programas estaduais de incentivo aos alunos, como o Oportunidade Jovem. “O Pé-de-Meia fará uma revolução no nosso ensino médio, trazendo grande impacto na educação, mas também na economia, visto que um aluno melhor formado terá mais condições de prosperar em sua futura vida profissional”, disse o governador do Piauí.

O Pé-de-Meia visa promover a permanência e a conclusão escolar de jovens matriculados no ensino médio público. Outro objetivo do programa é democratizar o acesso e reduzir a desigualdade social entre os estudantes, além de promover mais inclusão social pela educação, estimulando a mobilidade social.

Durante o evento, o ministro Camilo Santana elogiou o trabalho do Piauí no desenvolvimento da educação pública estadual, enfatizando que é o primeiro do estado do Brasil com ensino médio integrado ao ensino técnico e profissionalizante. Destacou, ainda, o grande avanço na educação em tempo integral. “O Piauí tem feito um trabalho louvável para garantir a qualidade do ensino-aprendizagem no estado”, pontuou o gestor.

Tipos de incentivos do Pé-de-Meia

✅ incentivo para matrícula, no valor anual de R$ 200;

✅ incentivo de frequência, no valor anual de R$ 1.800;

✅ incentivo para conclusão do ano, no valor anual de R$ 1.000;

✅ incentivo para o Enem, em parcela única de R$ 200.

Basta ter CPF

Para receber os incentivos, o aluno não precisa fazer qualquer cadastro, basta ter CPF e matrícula em série do ensino médio público, registrada até dois meses após o início do ano letivo. Além disso, é necessário ter de 14 a 24 anos e ser integrante de família beneficiária do programa Bolsa Família, que será prioridade neste início do incentivo financeiro-educacional.

As contas-poupança digitais dos estudantes beneficiados pelo Programa Pé-de-Meia serão abertas automaticamente pela Caixa Econômica Federal.