Maior hub de pesquisa e inovação em biotecnologia da Índia firma parceria com o Governo do Piauí

No segundo dia da missão da Conexão Futuro na Índia, o governador Rafael Fonteles e a comitiva do Piauí cumpriram agenda em Bangalore, considerada o centro de tecnologia da Índia.

A agenda desta terça-feira, 12, iniciou na Biocon, a maior biofarmacêutica indiana com sede em Bangalore, que fabrica ingredientes farmacêuticos ativos genéricos (APIs) vendidos em aproximadamente 120 países. “Ela produz inclusive medicamentos que estão em falta no Brasil. Vamos conhecer o funcionamento da indústria e estreitar laços com possibilidade de fazer importação, de conectar empresas brasileiras e, preferencialmente piauienses, para trazer medicamentos que a nossa população precisa e a preços mais baratos”, declarou o secretário de Governo, Marcelo Nolleto, que integra a comitiva.

No Bangalore Bioinnovation Centre, maior hub de pesquisa e inovação em biotecnologia da Índia, o Governo do Piauí assinou uma carta de intenções para cooperação técnica com o futuro hub de inovação da Investe Piauí, que será inaugurado em maio deste ano. “Aqui, visitamos um centro de inovação para startups de ciências ligadas à vida e à medicina, além de agricultura e economia do mar. São vários setores. Queremos replicar isso no Piauí. Queremos um centro de inovação na área de biotecnologia. A Índia e o Brasil têm muitas similaridades e desafios semelhantes”, revela o governador.

O objetivo principal da cooperação técnica é facilitar o intercâmbio de metodologias, profissionais e startups entre os dois hubs de inovação. As startups do Piauí terão acesso às instalações e expertise do Bangalore Bioinnovation Centre, enquanto as startups indianas poderão acessar o mercado brasileiro por meio do hub de inovação da Investe Piauí.

O Bangalore Bioinnovation Centre é acelerador de mais de 200 startups na área de biotecnologia, com apoio do governo local. As acelerações são processos longos e abrangentes, acompanhando as empresas em várias fases do desenvolvimento dos negócios. Com mais de 20 laboratórios dedicados à biotecnologia, o centro é um líder global na pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores.

*Com informações da CCOM