A maior feira de agronegócios do Piauí – a Exposoja – deve movimentar R$ 600 milhões em negócios, segundo expectativa dos organizadores. Em visita aos estandes da feira, nessa quarta-feira, 08, no distrito de Nova Santa Rosa, em Uruçuí, o governador Rafael Fonteles e o secretário de Governo, Marcelo Nolleto, celebraram a força do associativismo profissional e desafiaram os produtores a investirem na agroindústria.
“Todos os entes financeiros, fornecedores de insumos, tecnologias e visitantes estão bastante animados. Espera-se mais de R$ 600 milhões em negócios e novos horizontes de investimentos”, declarou Rafael. Ao desafiar os produtores em avançar rumo a agroindústria, ele destacou algumas iniciativas como o Frigorífico Piauhy e a Laticínio Vale do Gurgueia, recém anunciadas. “A agroindústria gera mais emprego e renda para o nosso povo, e é isso que nos move e nos une”, afirmou.
Os produtores de Nova Santa Rosa, segundo ele, eram agricultores familiares no Rio Grande do Sul e vieram para o Piauí tentar a sorte. Moraram em lonas e foram crescendo mantendo o modelo de associativismo ou cooperativismo profissionalizado. “Aqui eles continuam. São mais de 100 produtores. A agricultura familiar do Nordeste tem que ir cada vez mais na direção do cooperativismo profissionalizado. Esse é o novo Piauí, que cada vez vai crescer mais e vai crescer com distribuição de sua riqueza”, declarou.
Durante a visita, o governador Rafael Fonteles autorizou a execução das seguintes obras: