Governo reafirma compromisso de recuperar todas as estradas estaduais

SEGOV NA ESTRADA – Castelo do Piauí, Buriti dos Montes, Assunção do Piauí, São Miguel do Tapuio e Pimenteiras estiveram na rota da comitiva do Governo do Piauí nessa terça-feira, 18. Os municípios receberam a visita do governador Rafael Fonteles e o secretário de Governo, Marcelo Nolleto, acompanhou todo o itinerário.

Na pauta, a entrega e vistoria de obras importantes como a PI-115, implantação do Programa Saúde Digital e Instituto Félix Pacheco, entrega de kit creche, pavimentação asfáltica e anúncios de novos investimentos. “Mais uma entrega importantíssima da região, nesse compromisso de deixar as estradas estaduais todas recuperadas, com boa trafegabilidade, asfalto de qualidade, melhorando a mobilidade urbana e impactando diretamente na economia da região”, declarou o secretário.

Castelo do Piauí

A agenda teve início em Castelo do Piauí, com visita às obras da PI-115. Com extensão total de 140km e investimentos de R$ 57,8 milhões, a rodovia facilita o acesso ao município, além de Campo Maior, Juazeiro do Piauí e São Miguel do Tapuio. São mais de 90 mil pessoas beneficiadas. A rodovia deve ser entregue em até 90 dias.

Buriti dos Montes

Em Buriti dos Montes, o governador conferiu as instalações do Programa Saúde Digital no município. A estrutura foi implantada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Francisca Francimar Soares, que passa a contar com o serviço de telemedicina.

O governador autorizou a Secretaria do Turismo (Setur) a executar obra de pavimentação em paralelepípedo de rua no valor de R$ 2.926.857,07. O primeiro trecho da via, com extensão de 2.494,92 m², receberá investimentos de R$ 402.708,21, e o segundo, de 19.446,59 m², no valor de R$ 2.524.148,86.

Ainda em Buriti dos Montes, o governador Rafael Fonteles participou da entrega de kit creche na inauguração da Creche Municipal Maria Tatiele, obra da prefeitura municipal. O kit creche é composto por um bebedouro, kit aluno, mesa acessível, tatame, estante, camas empilháveis, instrumentos musicais, túnel lúdico, conjunto aramado e casinha infantil. A disponibilização dos kits para os municípios é executada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Assunção do Piauí

A comitiva estadual fez vistoria das obras da rodovia PI-115, no trecho que liga Assunção à divisa com o Ceará. Em Assunção do Piauí, o Governo do Piauí, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), está realizando a pavimentação asfáltica de 18 km da rodovia, que deve ser inaugurada no primeiro semestre de 2025. Estão sendo investidos R$ 27.749.219,04 na obra.

Na área de mobilidade urbana, o governador entregou 17.115,03 m² de pavimentação asfáltica em Assunção do Piauí. A obra executada pela Secretaria de Agronegócio (Seagro), com investimentos de R$ 3 milhões, faz parte de um montante total de mais de 60 mil metros a ser inaugurado até o próximo ano.

São Miguel do Tapuio

Em São Miguel do Tapuio, o governador Rafael Fonteles inaugurou a PI 120, no trecho de entroncamento entre a PI-115, São Miguel do Tapuio e Pimenteiras, uma obra com mais de 80 km e um investimento na ordem de R$ 50.018.698,69 executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). A inauguração foi feita nas duas pontas da rodovia, tanto em São Miguel do Tapuio como em Pimenteiras.

O Governo do Piauí entregou, no município, o Instituto de Identificação Félix Pacheco, programa Sala Digital e 39.611,25 metros quadrados de pavimentação asfáltica para melhorar a mobilidade urbana da cidade. A obra, executada pela Secretaria dos Transportes, teve um investimento no valor de  R$ 4.230.035,28.

Pimenteiras

Encerrando a agenda, o governador visitou, em Pimenteiras, as obras de reforma e modernização do Centro Cultural Cineas Martins Nogueira, de responsabilidade da Secretaria de Cultura do Piauí (Secult). O valor do investimento é de R$ 1.367.246,55. A obra será o quinto maior centro cultural do estado do Piauí e será entregue em dois meses.