A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, por meio da Gerência de Atenção Primária à Saúde, realizou uma oficina de Tutoria voltada ao fortalecimento da integração entre a Atenção Primária à Saúde (APS) e a Atenção Ambulatorial Especializada (AAE). A atividade aconteceu em Floriano e reuniu tutores municipais, médicos, enfermeiros da APS e profissionais do Ambulatório Materno Infantil da Policlínica Teresa Chaib.
A oficina está sendo conduzida por profissionais do Hospital Israelita Albert Einstein, em parceria com a equipe estadual da Planificação, envolvendo a Referência Técnica Estadual, tutoras estaduais da APS da Gerência de Atenção Primária e tutoras estaduais da AAE da DUDOH.
O encontro tem como objetivo construir e organizar o fluxo de atendimento para gestantes e mães de crianças menores de dois anos classificadas como de alto risco, promovendo um cuidado compartilhado entre os serviços da Atenção Primária e da Atenção Especializada.

De acordo com a Márcia Alcioneide da Silva, Assistente Social e Referência Técnica Estadual da Planificação, a iniciativa busca consolidar um modelo de cuidado contínuo e integrado.
“Essa oficina de Tutoria trabalha a integração da Atenção Primária à Saúde com a Atenção Ambulatorial Especializada, seguindo um modelo de melhoria contínua. Estamos reunindo profissionais da APS e do ambulatório materno infantil para construir juntos o caminho da gestante e da mãe de criança menor de dois anos estratificadas como de alto risco, desde a captação e início do pré-natal até o plano de cuidado e o compartilhamento da assistência entre os serviços”, destacou a gerente.
Segundo Márcia, o trabalho também envolve a utilização das diretrizes clínicas da linha materno-infantil e da nota técnica estadual, garantindo mais organização e efetividade no acompanhamento das pacientes.
A proposta da oficina é fortalecer a rede de atenção à saúde, promovendo um atendimento mais humanizado, seguro e integrado para mães e crianças em todo o estado.

Tags: Hospital, Piauí, Saúde, Sesapi, SUS