Por Amanda Dourado
No Dia Nacional da Mamografia, comemorado em 5 de fevereiro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) reforça a importância de as mulheres realizarem esse exame essencial, que auxilia na detecção precoce do câncer de mama. Por meio dos Caminhões da Mamografia, a Sesapi tem levado atendimento à população feminina em todo o estado.
Implantado em 2023, o programa tem beneficiado mulheres como a lavradora Maria da Cruz, de 49 anos, moradora do povoado Bom Tempo, na cidade de Alto Longá.
“É muito importante a gente se prevenir. Eu já fiz esse exame cinco vezes, mas, toda vez, tinha que ir para Teresina. Isso levava muito tempo e gerava gastos com passagem. Com esse caminhão aqui, ficou bem mais fácil”, destaca.
Mais de cem mil mamografias já foram realizadas em municípios de Norte a Sul do Piauí. “Essa ação, em parceria com o Governo do Estado por meio da Sesapi, é fundamental para fortalecer o serviço de saúde dos municípios, pois nos ajuda a rastrear e prevenir. Em casos positivos, possibilita encaminhamento para um tratamento mais rápido, além de facilitar a vida da população, que não precisa se deslocar para a capital para ter acesso ao exame”, afirma a secretária de Saúde de Alto Longá, Patrícia Bigode.
O caminhão está na cidade desde o dia 30 de janeiro e permanecerá até 7 de fevereiro, realizando uma média de 70 exames por dia. Quem também foi atendida pelo programa da Sesapi foi a dona de casa Damiana da Silva, de 49 anos, que realizou o exame pela primeira vez.
“Nunca tinha feito porque não tinha oportunidade. Para mim, que moro no interior, a 38 km da cidade, é muito difícil ter acesso. Com o serviço aqui perto, ficou bem melhor. Quando chegar no meu povoado, vou avisar as outras mulheres para virem também”, relata a moradora do povoado Buriti Só.
Para ter acesso ao programa, as mulheres de 40 a 69 anos precisam procurar a atenção básica de seu município para serem encaminhadas ao caminhão. “É um exame de grande importância, que ajuda a prevenir problemas como o câncer de mama. Esse exame salva vidas, pois possibilita diagnosticar a doença precocemente”, destaca o superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo.
Além de Alto Longá, os caminhões da mamografia da Sesapi percorrerão outras cidades nos próximos meses. Confira o cronograma:
Tags: Mamografia, Sesapi