A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) participou, nesta quarta-feira (5), da abertura do evento de acolhimento aos gestores do SUS no Piauí, promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (COSEMS). O objetivo do evento foi promover a troca de experiências entre gestores e aprimorar as práticas de gestão no SUS, apresentando novas ferramentas que têm contribuído para melhorar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde.
O superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Câmpelo, destacou que o evento é uma oportunidade de contextualizar os novos gestores municipais, reforçando que a Secretaria está à disposição para somar esforços e atender cada vez melhor os usuários do SUS.
“Nossos serviços estão se descentralizando e ficando mais próximos da população. Queremos que esses novos gestores conheçam nosso portfólio de serviços e aproveitem ao máximo os benefícios que podem levar ao público. Temos o Programa Piauí Saúde Digital, o programa de redução de filas, entre outros, todos com o objetivo de melhorar a saúde da população piauiense”, afirmou o superintendente.
Além das palestras sobre financiamento e gestão dos serviços, a programação do evento incluiu apresentações sobre os serviços disponibilizados pela Secretaria de Estado da Saúde para os municípios piauienses.
Leila Santos, superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, enfatizou a importância da parceria entre a secretaria e as gestões municipais de saúde.
“É fundamental que os municípios e a gestão estadual estejam alinhados e integrados para levar melhorias aos serviços de saúde, especialmente no fortalecimento da atenção primária, que é a porta de entrada da população para o Sistema Único de Saúde”, destacou Leila Santos.