Sesapi anuncia resultado final de pesquisas do PPSUS que fortalecerão a saúde pública estadual

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) tornam público o resultado final das pesquisas selecionadas para contratação com recursos da 8ª Edição do Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS/PI).

A iniciativa tem como objetivo apoiar projetos de pesquisa que promovam a melhoria da qualidade da atenção à saúde em temas considerados prioritários no estado, fortalecendo a interação entre os sistemas estaduais de saúde e a comunidade científica, além de aproximar a ciência das pessoas usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo Clécio Moreira Lopes, diretor de Planejamento da Sesapi, a 8ª edição do PPSUS/PI cumpre um papel fundamental no desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação em saúde pública, ao contemplar projetos que buscam soluções baseadas em evidências para os principais desafios da gestão e da assistência no SUS.

“As pesquisas aprovadas terão duração de até dois anos e foram estruturadas com base em cinco eixos temáticos definidos pelas áreas técnicas da Sesapi como prioritários para o estado: Atenção Integral aos Ciclos de Vida e Equidade; Vigilância em Saúde e Atenção Primária em Saúde; Informação e Saúde Digital; Gestão de Saúde, Planejamento e Organização da Rede de Atenção à Saúde; e Gestão do Trabalho e Educação na Saúde”, explicou Clécio.

O processo de seleção teve início em março de 2025, com a submissão das propostas, e foi concluído em julho, com a publicação dos resultados no Diário Oficial do Estado do Piauí. Serão financiados 21 projetos de pesquisa, com valores que variam entre R$ 72.000,00 e R$ 178.000,00, contemplando recursos de capital, custeio e bolsas de iniciação científica para os participantes.

A importância das pesquisas apoiadas pelo PPSUS/PI é evidenciada pela sua capacidade de promover mudanças concretas nas práticas de gestão e assistência à saúde. A contratação dos projetos está prevista no Plano Plurianual de Saúde (PPA) 2024–2027 e segue diretrizes do Plano Estadual de Saúde, reforçando o compromisso do governo estadual com a produção científica aplicada e com a melhoria contínua dos serviços oferecidos à população. Os resultados gerados pelos estudos passarão a integrar o conjunto de produtos da área da saúde que serão entregues à sociedade piauiense.

Confira o resultado aqui.

Tags: , , ,

 

Leia Também