SESAPI realiza Oficina sobre a observação direta da prática de higiene das mãos

Por: Cyntia Veras

A Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA), realiza nesta quinta-feira (14), no auditório da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, a I Oficina presencial no Piauí sobre a observação direta da prática de higiene das mãos – 2025.

“A prática da higiene das mãos é uma medida simples, mas extremamente eficaz na prevenção de infecções nos serviços de saúde. Capacitar nossas equipes para a observação direta dessa prática é fundamental para garantir um cuidado mais seguro e de qualidade”, destacou a superintendente de atenção primária à saúde, Leila Santos.

Em 2022, o Piauí aderiu ao Projeto de Implantação Nacional da Estratégia Multimodal de Melhoria da Higiene das Mãos em Serviços de Saúde para a Segurança do Paciente e desde então, o Estado incentiva a prática da higiene das mãos como parte integrante do cuidado assistencial.

Nesse contexto, a SESAPI /DIVISA, enquanto membro do Núcleo Estadual de Gestão Estratégica para a Segurança do Paciente (NEGESP/PI) promove em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, a Qualificação da Implantação Nacional da Estratégia Multimodal de Melhoria da Higiene das Mãos em Serviços de Saúde para a Segurança do Paciente – 2025, para profissionais dos 27 hospitais com leitos de UTI e Centro Cirúrgico para minimizar as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) em serviços de saúde.

O objetivo é dialogar a cerca de conceitos fundamentais sobre transmissão microbiana pelas mãos e evidências da higiene das mãos e estratégias para redução das infecções (multimodais ou multifacetadas).

Este ano, visando avançar e acelerar a promoção da prática correta da higiene das mãos, o projeto tem dois componentes – aplicar a estratégia multimodal de melhoria da higiene das mãos na Unidade de Terapia Intensiva e Centro cirúrgico/Recuperação pós Anestésica.

A programação da Oficina inclui ainda aula prática, com visita dos profissionais participantes à Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa para observação in loco da higiene das mãos na UTI.

 

Leia Também