A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) está realizando, neste mês de setembro, oficinas presenciais do Curso Saúde e Bem Viver: Fortalecendo Cuidado Integral e Saúde Mental na Atenção Primária, voltadas para profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e das equipes multiprofissionais (eMulti). As atividades acontecem nos dias 08 e 09, na Macrorregião Meio Norte, e nos dias 11 e 12, na Macrorregião Litoral.
As oficinas utilizam metodologias ativas e têm como objetivo qualificar os profissionais da Atenção Primária para a elaboração de Projetos de Intervenção, construídos a partir das necessidades de saúde identificadas nos territórios. A proposta é fortalecer o cuidado integral, com atenção especial à saúde mental, a partir da realidade vivida nos municípios.
De acordo com a coordenadora pedagógica do curso, Jesus Dias, a formação representa um avanço importante para o fortalecimento da Atenção Primária no Piauí. “Nosso propósito é oferecer ferramentas práticas para que os profissionais construam projetos de intervenção que dialoguem com as necessidades reais do território, promovendo um cuidado mais humano, integral e conectado com a vida das pessoas”, destacou.

O curso é uma iniciativa da Fiocruz/Ministério da Saúde e conta com a parceria da Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Escola de Saúde Pública do Estado, da Gerência de Desenvolvimento e Qualificação e da Gerência Estadual de Atenção Primária à Saúde.
No Piauí, além da coordenação pedagógica de Jesus Dias, a coordenação de articulação territorial está sob responsabilidade de Virginia Pinheiro, e a referência estadual em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) é conduzida por Samara Sousa.

Tags: Hospital, Piauí, Saúde, Sesapi, SUS