Sesapi reúne trabalhadores do SUS para discutir valorização profissional e equidade

Por: Breno Moreno

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) promoveu, nesta terça-feira (23), o I Fórum de Valorização de Trabalhadoras e Trabalhadores do SUS no estado, com ênfase na equidade em saúde. O evento foi realizado na sede da Superintendência do Ministério da Saúde, em Teresina, e reuniu gestores, movimentos sociais e organizações civis para discutir melhorias nas condições de trabalho e promover a inclusão de grupos historicamente marginalizados.

“Discutimos a realidade do exercício e a valorização dos trabalhadores no âmbito do SUS no Piauí, escutando proposições de como alterar as estruturas de racismo, de preconceito, de dificuldades de acesso. Escutamos sobre as vivências e pensamos em intervenções na perspectiva da valorização desse público, na perspectiva da equidade em saúde no âmbito do trabalho”, destacou Norma Alberto, técnica da coordenação da Equidade da Sesapi.

Além de promover a criação e ampliação das condições necessárias para que a equidade seja efetivamente exercida no ambiente de trabalho e nos processos formativos dos profissionais do SUS no estado, o evento também visa fortalecer o trabalho executado pelo Comitê de Equidade no Trabalho e Educação do SUS (CETESPI), um grupo interinstitucional, com participação social, que reúne representantes de órgãos públicos e entidades civis.

“Esse comitê trabalha para oferecer equidade para os trabalhadores e trabalhadoras do SUS, onde mais de 70% do corpo são de mulheres, são de pessoas diversas, de etnias diferentes, gêneros, diversidade sexual, pessoas com deficiências, então nosso objetivo é escutar e propor ações e melhorias para mantendo o diálogo para reduzirmos as iniquidades entre esses profissionais do SUS”, enfatizou Filipe Silva, coordenador de Equidade da Sesapi.

Tags: , ,

 

Leia Também