Seguindo com as ações das campanhas Outubro Rosa e Outubro Verde, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) promoveu, nesta terça-feira (14), uma palestra alusiva às duas campanhas, realizada no pátio da Sesapi.
O objetivo do encontro foi ressaltar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, além de destacar fatores de risco, a prevenção da sífilis e o autocuidado na saúde da mulher e na manutenção do bem-estar geral.

No Piauí, a estimativa é de que, em 2025, sejam registrados 860 novos casos de câncer de mama, reforçando a importância de que esses casos sejam detectados precocemente para garantir o início rápido do tratamento.
A coordenadora de Atenção à Saúde da Mulher, Auzeni Moura Fé, destacou que o autocuidado e a realização de exames preventivos são fundamentais para identificar precocemente possíveis problemas de saúde.

“Já registramos pouco mais de 227 novos casos de câncer de mama neste ano e 55 óbitos em decorrência da doença. Por isso, precisamos reforçar com as mulheres a importância do cuidado, da realização de exames periódicos e da atenção a qualquer mudança no corpo, buscando sempre os serviços de saúde como forma de prevenção”, ressaltou a coordenadora.
Atualmente, a mamografia é o exame prioritário para mulheres na faixa etária de 50 a 74 anos, sendo indicada fora dessa faixa etária apenas sob recomendação médica.

Tags: Outubro Rosa, Outubro Verde, Piauí, Saúde, Sesapi