A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) realiza, entre os dias 12 e 21 de janeiro de 2026, uma consulta pública nas modalidades on-line e presencial, para que a população piauiense apresente propostas ao Programa de Fortalecimento do SUS no Estado (PROSUS PI). As manifestações poderão ser feitas por meio do Formulário Eletrônico – Consulta Pública PROSUS PI (https://formlimit.everestwebdeals.co/?form=41dfc982349b77bd80d340268dfecab0), a partir das 8h do dia 12/01 às 17h do dia 21/01/26.
De acordo com Clécio Lopes, diretor de Unidade de Planejamento (DUP) da Sesapi, o intuito é ampliar a participação social na construção e aprimoramento do programa. “Queremos ouvir as manifestações e proposições da sociedade. Qualquer pessoa pode contribuir, sem a necessidade de cadastro prévio”, disse.
Além da modalidade online, também serão realizadas consultas presenciais no dia 20 de janeiro em diversas cidades. Em Teresina, a reunião acontecerá no auditório do Hospital Getúlio Vargas, das 9 às 12h. As atividades também ocorrerão em Parnaíba, Piripiri, Valença, Oeiras, Picos, Paulistana, Floriano, Uruçuí, São Raimundo Nonato e Corrente. Toda a população pode participar.
“Esse é um mecanismo de diálogo entre a administração pública e a sociedade, fundamentado nos princípios da legalidade, moralidade, eficiência, publicidade, transparência e motivação. A proposta é receber opiniões, críticas e sugestões da população para alinhar o PROSUS-PI às necessidades reais dos piauienses”, concluiu Lopes.
Para orientações, dúvidas, reclamações, sugestões ou elogios, a população pode entrar em contato com a Ouvidoria Setorial da Sesapi, pelo telefone 162, no WhatsApp (86) 99424-5794 ou pelo e-mail ouvidoriasetorial@saude.pi.gov.br. Também está disponível o endereço eletrônico prosuspiconsultapublica@gmail.com para assuntos relacionados especificamente à consulta pública do PROSUS-PI.