O médico Dirceu Campêlo tomou posse neste sábado (31) como novo secretário de Estado da Saúde do Piauí. A solenidade foi realizada no Palácio de Karnak e contou com a presença do governador Rafael Fonteles.
Campêlo assume a pasta em substituição ao auditor fiscal Antonio Luiz Soares Santos, que passa a comandar a Secretaria de Segurança Pública do Piauí. Antes de assumir o cargo, Dirceu Hamilton Cordeiro Campêlo atuava como superintendente de Gestão de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Estado da Saúde. Médico hematologista e onco-hematologista, ele também integra o corpo clínico aberto do Hospital Israelita Albert Einstein.

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), concluiu residência em Clínica Médica em 2010. Possui ainda residência médica em Hematologia e Hemoterapia, além de pós-graduação em Gestão em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein. O novo secretário tem experiência na área da Medicina, com ênfase em Hematologia, Onco-hematologia, Hemostasia, Trombose e Transplante de Medula Óssea.
O governador Rafael Fonteles destacou que o momento marca a despedida provisória de Chico Lucas, que deixa um legado de resultados, especialmente na redução da violência, e a chegada de Antonio Luiz e Dirceu Campêlo, gestores com capacidade técnica e foco em resultados. “A escolha da equipe é decisiva para o sucesso da gestão, que deve ser baseada em confiança, autonomia e monitoramento por indicadores”, disse. Rafael ressaltou ainda os avanços alcançados na saúde, como a ampliação de cirurgias, exames e consultas. “Os novos secretários darão continuidade e ampliarão os resultados nas áreas de Segurança e Saúde”, pontuou.

O novo secretário de Saúde, Dirceu Campêlo, afirmou que assume a missão como forma de retribuição ao Piauí, destacando que sua gestão será de continuidade e compromisso com a população. “Agradeço a confiança do governador Rafael Fonteles, e o aprendizado ao lado de Antonio Luiz que realizou um grande trabalho na pasta. O foco será consolidar e ampliar os indicadores positivos, com prioridade para a redução das cirurgias eletivas, da mortalidade materna e infantil, do tempo de espera por consultas e para a ampliação da cobertura vacinal, mantendo os avanços e deixando um legado positivo para a saúde do Estado”, destacou.
O novo secretário de Segurança Pública, Antonio Luiz, afirmou que assume a pasta com o compromisso de dar continuidade aos avanços já alcançados, especialmente no aumento da segurança nas ruas, mantendo o foco na proteção da vida das pessoas. “Minha trajetória é marcada pela reinvenção e pela experiência adquirida na saúde pública. O Chico Lucas realizou um grande trabalho e agora quero o apoio da equipe para fortalecer as ações na área. O meu compromisso agora é atuar de forma integrada com os profissionais da segurança para garantir mais proteção e tranquilidade à população do Piauí”, conclui.






