O Portal da Transparência do Governo do Estado tem se consolidado como importante ferramenta de controle social, registrando no ano de 2017, 1.598.460 de acessos às suas páginas. No Piauí, a Controladoria-Geral do Estado (CGE) é o órgão responsável pelo desenvolvimento e manutenção do sistema.
Em relação ao número de pessoas que realizaram visitas ao site, houve um salto significativo a partir de maio de 2017. Enquanto nos primeiros quatro meses, o número de pessoas que acessou o site variou entre 3 mil e 8 mil, a partir de maio, o número de acessos únicos saltou para 14 mil, variando até o mês de dezembro entre 11,9 mil e 15,6 mil, totalizando 137.267 visitantes únicos em 2017.
No último ano, muitas mudanças foram feitas para melhorar a usabilidade do site, o que pode justificar o aumento significativo de visitantes únicos ao site. É o que explica o auditor governamental Alan Soares.
“A Gerência de Tecnologia da Informação da CGE tem melhorado constantemente seu ambiente tecnológico para oferecer um serviço de qualidade ao cidadão. Em 2017, o Portal da Transparência foi migrado para outra estrutura de servidores, mais robustos, permitindo um ganho de desempenho e disponibilidade. Aproveitamos o processo de migração e otimizamos as rotinas que são feitas para acesso aos dados dos diversos sistemas do Estado. Isso também permitiu uma melhoria nas consultas ao Portal. Além disso, no mesmo período, houve a implantação do novo Sistema da Administração Financeira do Estado, SIAFE-PI. Em conjunto com a SEFAZ, aproveitamos para melhorar ainda mais as consultas advindas desse sistema”, explicou.
Para o controlador-geral do Estado, Nuno Bernardes, a transparência é uma das principais diretrizes de atuação da Controladoria-Geral do Estado, reforçada pelo governador Wellington Dias.
“O governador quer um estado transparente para isso determinou que a Controladoria desenvolvesse cada vez mais ferramentas de promoção à transparência. Casado com essa quantidade de acesssos, vultosa em 2017, temos também o aplicativo Gestão Transparente e o e-SIC. Inclusive, recentemente fomos avaliados na Escala Brasil Transparente com nota de 9.58, numa escala de 0 a 10. Portanto, isso mostra que o estado do Piauí vem crescendo, aprimorando e incrementando a transparência de suas ações para toda a população”, assegurou Nuno Bernardes.
_____________________
Virgínia Santos
Assessoria de Comunicação da CGE/PI