Licitações e Contratos

Esta seção reúne informações sobre os processos de licitação, atas de registro de preços e contratos firmados pela Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE/PI).

A obrigatoriedade de licitar está fundamentada no art. 37, XXI, da Constituição Federal para contratação de obras, serviços, compras e alienações, ressalvados os casos especificados na legislação.  

A Lei N.º 14.133/2021 (atualização da Lei N.º 8.666/93), em seu artigo 2º, estabelece a aplicação nos seguintes casos:

I – alienação e concessão de direito real de uso de bens;
II – compra, inclusive por encomenda;
III – locação;
IV – concessão e permissão de uso de bens públicos;
V – prestação de serviços, inclusive os técnico-profissionais especializados;
VI – obras e serviços de arquitetura e engenharia;
VII – contratações de tecnologia da informação e de comunicação.
Transparência

As informações relativas aos processos licitatórios podem ser acessados por meio do Portal da Transparência do Governo do Estado, onde podem ser consultadas as informações por status de andamento, bem como dados relacionados aos participantes da licitação, os empenhos emitidos, os contratos, entre outras informações.  

Para encontrar as informações sobre licitações da CGE/PI no Portal da Transparência basta efetuar o passo a passo a seguir:

1 – Acesse o Portal da Transparência: http://transparencia.pi.gov.br;

2 – Acesse Licitações no menu Consultas (no lado esquerdo da tela) ou no ícone Licitações (em amarelo) na página principal do Portal;

3 – Selecione os dados a serem consultados por status (finalizado, cancelado, divulgado, não finalizado ou suspenso);

4 – Clique no desenho da lupa para selecionar o tipo de informação a ser pesquisada e digite no campo de pesquisa a informação desejada. Algumas opções de filtro são: órgão, número do processo, descrição do objeto, entre outros;

5 – Para acessar os dados da CGE, basta colocar no filtro “órgão”, o nome Controladoria-Geral do Estado ou a sigla CGE.

6 – Depois é só clicar em Ir.

Obs.: Outra forma de localizar licitações da CGE no Portal da Transparência é clicando no filtro Órgão, que aparece na tabela e selecionar o nome Controladoria-Geral do Estado.

Para encontrar as informações sobre contratos da CGE no Portal da Transparência basta efetuar o passo a passo a seguir:

1 – Acesse o Portal da Transparência: http://transparencia.pi.gov.br;

2 – Acesse Contratos no menu Consultas (no lado esquerdo da tela) ou no ícone Contratos (em vermelho) na página principal do Portal;

3 – Clique no desenho da lupa para selecionar o tipo de informação a ser pesquisada e digite no campo de pesquisa a informação desejada. Algumas opções de filtro são: órgão, número do processo, valor contratado, fonte do recurso, entre outros;

4 – Para acessar os dados da CGE, basta colocar no filtro “órgão”, o nome Controladoria-Geral do Estado ou a sigla CGE.

5 – Depois é só clicar em Ir.

Obs.: Outra forma de localizar Contratos da CGE no Portal da Transparência é clicando no filtro Órgão, que aparece na tabela e selecionar o nome Controladoria-Geral do Estado.