Auditores da Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE/PI) participam nos dias 26 a 28 de fevereiro, 1º e 2 de março do I Simpósio de Inteligência Institucional do Tribunal de Contas do Estado do Piauí. O evento visa discutir meios e apresentar ferramentas para melhorar o combate à corrupção no país, buscando estimular a cooperação e a integração dos diversos órgãos de controle.
A abertura oficial do evento aconteceu nesta quarta-feira (28) e reuniu representantes de diversos órgãos. O controlador-geral do Estado, Nuno Bernardes, marcou presença no evento, juntamente com outros dez auditores que participam integralmente do Simpósio.
O controlador adjunto da CGE, Décio Moura foi um dos auditores a participar do simpósio e explica que o desenvolvimento de ferramentas de inteligência institucional ajuda as atividades de controle à medida que permite fornecer informações com maior qualidade e confiabilidade, utilizando novas tecnologias e ideias inovadoras para a coleta, consolidação e tratamento de dados.
“Isso favorece o cruzamento de informações e uma maior integração entre os órgãos de controle, tornando mais fácil, assim, a detecção de eventuais ações prejudiciais à utilização dos recursos públicos.
Estas inovações fortalecem também o controle social, aproximando ainda mais os órgãos de controle da sociedade e tornando as informações mais acessíveis à população”, considera.
Nesta primeira edição do simpósio, que acontece no Auditório do TCE-PI, estão sendo abordados os aspectos teóricos e práticos da Inteligência Institucional e o uso de dados para a produção do conhecimento e o combate à corrupção.
Com informações do TCE/PI
_______________
Virgínia Santos
Assessoria de Comunicação da CGE/PI