CGE e UESPI iniciam tratativas para disseminar o controle interno no meio acadêmico

Com o intuito de ampliar conhecimentos sobre gestão pública para a sociedade, a Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE) iniciou o projeto que visa disseminar conhecimentos acerca do controle interno para estudantes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

Na manhã desta quinta-feira (12), o controlador-geral do Estado, Nuno Bernardes esteve reunido com o reitor da Uespi, Nouga Cardoso, para dar os primeiros encaminhamentos. Também participaram da reunião o gerente de Auditoria da CGE, Francinelson Costa e a coordenadora de Qualificação e Eventos da Controladoria, Milde Lemos.

Através do projeto, alunos de cursos como Engenharia, Contabilidade e Administração serão contemplados com aulas e palestras sobre temas relacionados à gestão pública, como controle interno, licitações, contratos e transparência pública.

O reitor da Uespi, Nouga Cardoso, explica que a disseminação desses conhecimentos deve se dar de forma presencial e através da mediação tecnológica.

“Teremos palestras, encontros presenciais em todos os campi da universidade, procurando atender o público alvo dos mais diferentes cursos e teremos ação junto ao ensino mediado pela tecnologia através da Universidade Aberta do Piauí, atingindo a maioria dos municípios piauienses onde existe o curso de Administração de Empresas”, disse.

Na próxima segunda-feira (16), a coordenadora de Qualificação e Eventos da CGE, Milde Lemos, vai se reunir com representantes da Pró-Reitoria de Extensão da Uespi, para dar andamento ao projeto.

Para o controlador-geral do Estado, Nuno Bernardes, contribuir para a formação acadêmica e do espírito de cidadania é um dos compromissos da CGE.

“Um dos focos da Controladoria é disseminar sua atuação, bem como assuntos relacionados ao controle interno para o público acadêmico. Com esse projeto, além da Uespi se tornar parceira para que a Controladoria possa fazer ações de constantes palestras, encontros com os estudantes dos mais variados cursos (em especial os de contabilidade, administração, direito, economia, engenharia), a Controladoria também vai disponibilizar seu corpo técnico para ministrar cursos de extensão e cursos que são utilizados pelos estudantes para as atividades complementares obrigatórias”, ressaltou o controlador-geral ao destacar os benefícios desta ação.

“Isso é muito importante para a Controladoria, disseminar conhecimentos para estudantes que são presentes e futuros formadores de opinião”, completou.

_____________________

 Virgínia Santos

Assessoria de Comunicação da CGE/PI

 

Leia Também