CGE e Uespi se reúnem para tratar do projeto da CGE na Universidade

Como parte do projeto que visa disseminar conhecimentos acerca da gestão pública e finanças públicas para estudantes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), representantes da instituição de ensino e da Controladoria-Geral do Estado (CGE) estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (08), na Uespi. Até o final deste mês será assinado o Termo de Cooperação entre os envolvidos e as atividades devem iniciar ainda no segundo semestre deste ano.

A CGE já realiza capacitações dos servidores dos órgãos e entidades estaduais nos mais diversos conteúdos, como obras públicas, fiscalização de contratos, convênios e parcerias. Agora, a Controladoria visa expandir o conhecimento de seu corpo técnico para estudantes de cursos de ensino superior da Uespi como Administração, Ciências Contábeis, Engenharia, Ciências da Computação e Direito.

Na reunião, estiveram presentes os auditores da CGE, Antônio Filho, Milde Lemos e Márcio Rodrigo Souza, que apresentaram suas propostas para o projeto. A participação da CGE deve ocorrer presencialmente e por meio de mediação tecnológica, em eventos previamente estabelecidos no calendário acadêmico.

“Nós vemos esse estreitamento da CGE com a Uespi com muita esperança de que possamos juntar forças na construção de uma cidadania mais ativa, dos nossos discentes. Que transcenda as questões estritamente técnicas de seus cursos e que possamos formar cidadãos com visão de mundo muito mais ampla e consciente do seu papel enquanto indivíduo, na promoção de políticas públicas pelo Estado mais efetivas e que atenda melhor as necessidades da sociedade”, ressaltou o auditor Márcio Rodrigo Souza, gerente de Controle Interno da CGE.

Para o reitor da Uespi, Nouga Cardoso, a parceria é importante para a formação das pessoas que atuarão, futuramente, no controle da gestão pública do Piauí.

“Vamos formatar os cursos oferecidos à população e a programação de como se dará essa formação, tanto nas palestras presenciais, nos campi, como também nas atividades realizadas pela mediação tecnológica, sendo aplicada a todos os alunos do curso de Administração da Uespi que estudam via Universidade Aberta do Piauí. Como gestor público que sou, entendo que o estado como um todo ganha com esta ação, pois teremos melhores gestões nas prefeituras, nas secretarias do Estado, uma vez que  a população estará muito mais preparada tanto para contribuir como agente da administração como para fiscalizar as administrações”, ressaltou.

________________

Virgínia Santos