CGE e Uespi disseminam controle social no meio acadêmico

Na noite de quinta-feira (14), iniciou no Campus Clóvis Moura, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) o I Ciclo de Capacitação para profissionais do Setor Público, evento realizado por meio de parceria entre Controladoria-Geral do Estado (CGE) e Uespi. O objetivo é proporcionar a formação profissional e levar conhecimentos quanto à boa gestão pública, capacitando os alunos para atuar no setor público. Visa também promover e fomentar ações de controle social no âmbito da comunidade acadêmica.

O evento continua nesta sexta-feira (15), com a realização de minicursos que vão abordar conhecimentos sobre o ‘Controle da Execução Orçamentária e Financeira’ e ‘Fundamentos da Controladoria Governamental’.

Durante a abertura do evento, alunos dos cursos de Contábeis, Direito e Administração puderam compreender as perspectivas de suas futuras profissões no setor público.

O auditor governamental Márcio Rodrigo Souza, gerente de Controle Interno da CGE, abordou os desafios necessários para ingressar no mercado de trabalho e orientou os jovens quanto à importância de se dedicar aos estudos.

“Se você quer ser profissional e viver a sua profissão com dignidade, você precisará desde cedo se dedicar, ter disciplina para trilhar um caminho necessário para alcançar o objetivo. Isso é difícil, pois as distrações são muitas. Mas, independente do rumo para a profissão, seja para atuar no serviço público ou privado, é preciso assumir o controle, cultivar bons hábitos de estudos, hábitos de vida para serem profissionais bem-sucedidos” 

O controlador-geral do Estado, Nuno Bernardes, que esteve no primeiro dia do evento, falou sobre a satisfação de iniciar um projeto como esse no meio acadêmico.

“Uma das nossas principais diretrizes é adentrar em alguns segmentos que consideramos essenciais, um deles é o meio acadêmico. Todos nós somos formadores de opinião, mas principalmente quem está no meio acadêmico é o público-alvo de maior interesse da Controladoria, pois já passou a vivência do ensino escolar e está na iminência de entrar no mercado de trabalho. Portanto, ter esse contato é uma estratégia de fundamental importância. Assim, considero hoje um dia especial, pois é um pontapé de um projeto permanente, duradouro, importantíssimo, ainda mais nesse atual cenário em que se discute tanto governança, eficiência, melhoria da aplicação dos recursos públicos”, afirmou, ao ressaltar que a CGE está de portas abertas para também receber os estudantes, abrindo ainda mais a possibilidade dos estudantes compreenderem, na prática, a atuação do controle interno no Estado.

Capacitação atrai atenção de servidores públicos

Além de estudantes dos cursos de Contábeis, Direito e Administração, alunos de Pedagogia participaram do primeiro dia do evento. De acordo com a pró-reitora de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários, Maria da Cruz Soares, desde quando foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre CGE  e Uespi, a instituição tem recebido propostas para incluir nesses eventos, profissionais que já atuam no setor público e alunos de outros cursos e campi da instituição.

“Nós já fomos procurados por alguns órgãos, a exemplo da Secretaria Municipal de Administração de Teresina, que solicitou vagas para capacitar seus servidores e foram reservadas vagas para que funcionários da Secretaria pudessem participar desse momento. Isso mostra a relevência desses cursos ofertados. A universidade não esperava todo esse impacto no setor público e foi fruto também de outras parcerias. Acreditamos que quando estivermos divulgando nos demais campi, como Picos, Floriano e Parnaíba, as secretarias dos municípios também devem capacitar seus servidores. É uma capacitação que serve além dos nossos alunos, aos nossos professores, à comunidade em geral e, principalmente, de órgãos e setores públicos” , destacou.

Mais fotos:

________________

Virgínia Santos

Assessoria de Comunicação da CGE/PI

 

Leia Também