Servidores da Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE/PI) participaram ao longo desta semana(19 a 23 de novembro) de capacitação na metodologia que será utilizada no Observatório da Despesa Pública no Piauí, a ODP Estadual. O curso aconteceu no Instituto Serzedello Corrêa – ISC, em Brasília/DF.
O Observatório de Despesa Pública é uma iniciativa do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) com o objetivo de disseminar as boas práticas na área de análise de dados aplicada a temas governamentais. O Observatório vai proporcionar à administração pública acesso a informações analíticas consolidadas sobre a qualidade do gasto público – portanto, estratégicas, por meio de indicadores, com o objetivo de subsidiar os gestores na tomada de decisões.
O auditor governamental Alan Soares é um dos servidores que participa da capacitação e explica o que consiste esse observatório.
“Essa capacitação é um prosseguimento às ações referentes ao Acordo de Cooperação Técnica no âmbito da Rede do Observatório da Despesa Pública-ODP, firmado entre a CGE-PI e a CGU. O curso engloba a metodologia da rede para a construção de Trilhas de Auditoria, bem como ferramentas de extração e análise de dados”, explicou.
Além do auditor Alan Soares, participaram do curso, Eduardo Fonseca, Ariel Mesquita e Márcio Assunção.
Em todo o país, estados se mobilizam para a implantação do Observatório. O que se pretende é criar uma rede de colaboração entre os entes, que permita o desenvolvimento de trabalhos em conjunto para a detecção de fraudes e aprimoramento da gestão. Mais de 10 estados já possuem o Observatório, a exemplo da Bahia, Santa Cataria, Ceará, Minas Gerais e Rondônia.
___________________
Virgínia Santos
Assessoria de Comunicação da CGE/PI