CGE e outros três órgãos serão primeiros a implantar o SEI

O Sistema Eletrônico de Informação (SEI), ou Governo sem Papel, que faz parte do processo de modernização e da reforma administrativa do Estado será implantado inicialmente em quatro órgãos. Controladoria-Geral do Estado (CGE), Secretaria da Administração e Previdência (Seadprev), Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e Procuradoria Geral do Estado (PGE) serão os primeiros. Após esse processo inicial, o sistema se estenderá a todos os órgãos do Poder Executivo.

O lançamento foi feito pelo governador Wellington Dias, nesta quinta-feira (28), em solenidade no Karnak. Os auditores da CGE, Márcio Barros e Fernando Carvalho representaram a Controladoria no evento.

O sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e já foi implantado nos estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rondônia e no Distrito Federal.

Nos próximos meses‬, milhares de processos que tramitam anualmente na estrutura administrativa do Executivo estadual passarão a ser digitais. Isso porque o sistema tem como principais características a libertação do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real. Desse modo, trará mais economia aos gastos públicos tanto na redução do tempo no trâmite processual, garantindo ao cidadão um retorno rápido das demandas; e, para o governo, economias no gasto com papel, impressão de documentos, postagens e combustível devido ao transporte de documentos. Além de estar contribuindo com a preservação do meio ambiente, reduzindo o impacto ambiental.

O sistema do SEI Piauí será regulamentado por um comitê central formado pela Procuradoria Geral do Estado, Agência de Tecnologia da Informação, Controladoria Geral do Estado e Secretaria de Administração e Previdência. O comitê também é responsável por organizar documentos e realizar cursos e treinamentos presenciais para os servidores que irão utilizar o sistema do SEI nas secretarias.

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Virgínia Santos

Assessoria de Comunicação da CGE/PI

 

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