Auditores Governamentais da Controladoria-Geral do Estado (CGE/PI) que atuam como setoriais nos órgãos e entidades estaduais serão capacitados para atuar nas mais variadas áreas do controle de despesas. O objetivo é mitigar os riscos relevantes nas principais transações públicas, além de padronizar as práticas profissionais dos Auditores Setoriais de acordo com as políticas e diretrizes da CGE-PI.
O curso foi iniciado nessa sexta-feira (30) e ao longo do mês de setembro, todas as sextas-feiras, serão abordados conteúdos referentes a obras, licitações, contratos, parcerias, convênios, pessoal, auditoria e controle.
Atualmente, existem Auditores Setoriais lotados nas Secretarias de Justiça, Transportes, Saúde, Administração e Previdência, Educação, Segurança Pública e Universidade Estadual do Piauí.
O controlador-Geral do Estado, Márcio Souza, explica que os Setoriais atuam como extensão da CGE dentro dos órgãos e entidades do Poder Executivo.
“Nesse sentido, é importantíssimo que eles tenham alinhamento nas suas análises, manifestações, nos seus procedimentos de controle, de modo que não haja dissonância entre entendimento do órgão central do Sistema de Controle Interno e seus membros que atuam descentralizados. Portanto, o curso de capacitação visa uniformizar entendimentos, conhecimentos técnicos necessários à atividade e padronizar procedimentos de controle para garantir eficiência, efetividade e regularidade dos atos de gestão”, destacou.
Com a implantação total do SEI na CGE, os Auditores também devem passar a utilizar o sistema para o trâmite dos processos, o que deve agilizar significativamente as manifestações. O propósito é que eles também auxiliem os órgãos para a implantação do SEI onde ainda não foi implantado.
___________
Virgínia Santos
Assessoria de Comunicação da CGE/PI
Tags: auditores setoriais, curso, órgãos